Feira de Sant’Iago regressa com transmissão internacional para quase 3 milhões de pessoas

Feira de Sant’Iago regressa com transmissão internacional para quase 3 milhões de pessoas

Feira de Sant’Iago regressa com transmissão internacional para quase 3 milhões de pessoas

Certame com investimento de 600 mil euros aposta no regresso da Roda Gigante às Manteigadas

A Feira de Sant’Iago de 2025, com um investimento de cerca de 600 mil euros, traz como novidades o regresso da Roda Gigante e uma transmissão em directo do programa ‘Domingão’ da SIC, que leva o ambiente do certame a todo o mundo, numa audiência de quase três milhões de pessoas.

- PUB -

Esta feira foi apresentada pela autarquia sadina nesta quinta-feira, no Mercado da Conceição, contando com a presença de Emanuel e Noninho Navarro, dois artistas que vão estar no cartaz musical do certame que decorre de 24 de Julho e 3 de Agosto.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, reforçou a afirmação de Setúbal como cidade de cultura, comunidade e futuro. Para o autarca este certame é “um dos momentos mais emblemáticos da agenda cultural e social do concelho de Setúbal”, sendo “há séculos” um símbolo da “identidade colectiva” setubalense e “um espaço de encontro entre gerações, onde se celebram os saberes e os sabores” da comunidade.

Quanto ao tema escolhido para este ano, o autarca considerou que a ‘Setúbal Contemporânea’ é uma referência a “uma cidade que honra as suas raízes, mas que se reinventa, que valoriza a diversidade e aposta na cultura como motor de desenvolvimento, de inclusão social e de inovação”.

- PUB -

André Martins notou que a feira “continua a oferecer condições ímpares para quem a ela se desloca em viatura própria ou em transportes públicos, que são sempre reforçados neste período”, destacando que esse facto permite evitar “constrangimentos desagradáveis como os que se verificaram num tempo em que o centro da cidade já não suportava a enorme carga de viaturas que procuravam a zona” nos dias do evento.

O líder autárquico sublinhou ainda o facto deste certame ser de entrada livre, contrariamente ao que acontece em muitas das grandes feiras portuguesas. No entender de André Martins, é desta forma se mantém a feira como “a grande festa popular” do concelho e da região, “a grande festa das famílias setubalenses” de quem visita a cidade, onde as pessoas se reencontram e revêm velhos amigos.

Presente na cerimónia esteve também Emanuel, o artista cabeça-de-cartaz da noite de 27 de Julho, e que vai estar à tarde com o ‘Domingão’ e destacou que por volta das 19h00 “a Feira de Sant’Iago terá cerca de 800 mil pessoas a ver e Setúbal será a capital portuguesa nesse domingo”, além de se calcular que “dois milhões de emigrantes” também estarão a assistir ao programa.

- PUB -

“No domingo à tarde, a Feira de Sant’Iago será mesmo uma feira nacional e internacional. À noite é alegria, é farra”, disse, assegurando que “é um gosto estar novamente” na Feira de Sant’Iago.

Já o jovem talento Noninho Navarro, que actua a 30 de Julho, agradeceu o convite para estar presente na Feira de Sant’Iago, que considerou “uma feira enorme”, e notou que é a sua estreia no evento setubalense. “Estou muito ansioso que chegue o dia, vai ser uma festa incrível. Obrigado à Feira de Sant’Iago e a todos os envolvidos”.

Foi o vereador da autarquia com o pelouro das Feiras e Mercados, Pedro Pina, que encerrou o período das intervenções, frisando que o evento é “uma festa feita com os trabalhadores da Câmara Municipal” e cumprimentou “todos aqueles que, ao longo dos meses, dos mais diferentes serviços, se empenham para levar por diante esta empreitada e tornar a Feira de Sant’Iago um momento único de encontros e de reencontros”.

Roda Gigante está de regresso ao certame

Quanto à zona dos divertimentos, o grande destaque está no regresso da roda gigante de 30 metros, na manutenção na aposta no superslide de 140 metros, havendo ainda os tradicionais carrosséis. Já no Pavilhão da Gastronomia vai haver showcookings diários com chefs convidados, que confeccionam pratos com produtos locais, acompanhados pelos vinhos da Península de Setúbal.

Já a Feira do Livro e do Vinil vai promover o consumo cultural sustentável e a economia circular, sendo o compromisso do evento com a sustentabilidade reforçado pela utilização, pela primeira vez, do copo reutilizável oficial da Feira, com o valor simbólico de 50 cêntimos, uma iniciativa promovida com o parceiro ecológico SMS – Serviços Municipalizados de Setúbal.

Quanto aos jogos tradicionais apelam ao “espírito de infância e partilha intergeracional” e os mais jovens vão ter a oportunidade, pela primeira vez, de se colocarem na pele de vídeo-árbitros de futebol, avaliando lances numa experiência interactiva proporcionada pela carrinha do vídeo-árbitro, com equipamentos do Núcleo de Árbitros da Cidade de Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não