Corrida mista celebra 75 anos da Praça de Toiros Daniel do Nascimento

Corrida mista celebra 75 anos da Praça de Toiros Daniel do Nascimento

Corrida mista celebra 75 anos da Praça de Toiros Daniel do Nascimento

Sociedade Moitense assinala data de igual forma como inaugurou a monumental em 1950, com toureio a cavalo e a pé. É já amanhã

Foi em 16 de Julho de 1950 que a Sociedade Moitense de Tauromaquia inaugurou a Praça de Toiros Daniel do Nascimento, com uma corrida mista. Volvidos 75 anos, a sociedade proprietária da Monumental da Moita “reedita” o mesmo tipo de espectáculo para assinalar a data. O evento terá lugar já amanhã, a partir das 22 horas, e constitui-se como o momento mais marcante do programa comemorativo de aniversário da emblemática praça.

- PUB -

Quem o diz é Pedro Brito de Sousa, presidente da Sociedade Moitense de Tauromaquia, que destaca a importância do momento.

“Completar 75 anos de actividade taurina, ininterrupta e gloriosa, dá-nos um orgulho imenso, mas também a responsabilidade de comemorarmos a data com a dignidade que merece. Além de outras actividades, o ponto alto será a corrida de toiros, a realizar nesta sexta-feira, uma corrida mista, tal como há 75 anos foi a da inauguração”, afirma.

Na arena da Monumental da Moita vão mostrar-se, amanhã à noite, Luis Rouxinol e Marcos Bastinhas, no toureio a cavalo, e os matadores de toiros António Ferrera e Joaquim Ribeiro “Cuqui”, além dos Forcados Amadores da Moita, que se encontram a comemorar 120 anos de existência. O curro engloba seis imponentes toiros: dois da ganadaria Canas Vigouroux, para lide a cavalo, e quatro da ganadaria Mata-o-Demo, para lide a pé.

- PUB -

O cartel é de “grande interesse”, salienta Pedro Brito de Sousa, ao mesmo tempo que enaltece uma participação em particular. “Não se pode deixar de destacar a presença do matador moitense Joaquim Ribeiro ‘Cuqi’, que nos tem vindo a brindar com sucessivos triunfos na nossa praça.” De resto, a abrilhantar o espectáculo estará ainda a Banda Musical do Rosário.

Além da corrida mista, a Sociedade Moitense de Tauromaquia decidiu assinalar o 75.º aniversário da Praça de Toiros Daniel do Nascimento com a promoção de várias outras actividades, conforme faz notar Brito de Sousa.
“O Conselho de Administração da Sociedade Moitense de Tauromaquia promoveu diversas iniciativas no âmbito das comemorações, como a criação do troféu ‘Daniel do Nascimento’, para distinguir pessoas ou instituições, que se notabilizem na defesa e exaltação da tauromaquia na nossa terra. Foram cunhadas medalhas comemorativas e engarrafado um vinho exclusivo, com o nome da ‘Praça de T’oiros’, e será estreado na corrida de sexta-feira um pasodoble denominado ‘Praça de Toiros da Moita’, que homenageia a sua já longa e brilhante trajectória”, enumera o responsável, a concluir.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não