Ex-autarca garante que não haverá interferência partidária nem apoio financeiro do PSD. Presidente da distrital social-democrata participará na campanha “com gosto”. Concelhia não quer ligações à candidatura
A candidata independente à Câmara de Setúbal Maria das Dores Meira, ex-presidente do município sadino eleita pela CDU, revelou esta terça-feira que foi com “muita satisfação” que recebeu o apoio oficial do PSD à sua candidatura. A secção distrital do partido laranja participará, se necessário, na campanha eleitoral “com gosto”, mas a comissão concelhia mantém posição e não quer ligações ao movimento ‘Setúbal de Volta’.
Para a ex-autarca, este apoio significa o “reconhecimento” do trabalho das “mais de 700 pessoas que integram este grupo”. Dores Meira realçou que esta tomada de posição do PSD reflecte a “confiança que há neste grupo”, algo que dá uma “grande satisfação”. Ainda assim, a candidata à autarquia sadina sublinhou que se trata de uma candidatura independente e que não vai seguir orientações de nenhum partido. “Agradecemos todo o apoio e reconhecimento da sociedade civil. Somos uma força política independente e que aceita todos os apoios democráticos”. Dores Meira fez questão de reforçar que os candidatos estão “escolhidos e fechados” e que todo o apoio é um “reconhecimento da onda de cidadania” que emerge em Setúbal. “Queremos Setúbal de Volta, com liberdade e muito trabalho para fazer”, atirou.
Em comunicado a candidatura esclarece ainda que o apoio do PSD, assim como de qualquer outro apoio do espectro democrático, será bem-vindo. Ainda assim, realça que o apoio social-democrata não vai “interferir com o projecto e liberdade” que o movimento tem em Setúbal. “O movimento será sempre independente, sem interferências partidárias na sua linha programática, escolhas individuais de candidatos, nem terá qualquer apoio financeiro proveniente de estruturas partidárias”, acrescenta a candidatura.
Em declarações a O SETUBALENSE, Paulo Calado, presidente da Comissão Concelhia de Setúbal do PSD, destacou que não existem razões para se alterar a posição, que foi aprovada por unanimidade pelos militantes na assembleia de 4 de Abril. Nesta reunião foi decidido que a concelhia não iria apoiar nem integrar as listas da candidatura independente de Maria das Dores Meira. O actual vereador social-democrata na Câmara de Setúbal recusou-se a fazer mais comentários, remetendo para a tomada de posição dos militantes de Setúbal.
Sobre o descontentamento da concelhia face ao apoio declarado da comissão política nacional a Dores Meira, a candidata afirmou-se convicta de que essas divergências não irão prejudicar a candidatura. “Eu penso que a minha candidatura não será prejudicada, mas não quero pronunciar-me, porque foi um assunto interno entre a Comissão Nacional e a Concelhia de Setúbal. Não quero estar a fazer considerações sobre o que o PSD devia, ou não devia, ter feito. Entendo que é um assunto que tem de ser tratado entre eles”.
Paulo Ribeiro disponível para estar em acções de campanha
Depois de ser oficializado o apoio do partido laranja à candidatura de Dores Meira, Paulo Ribeiro, presidente da Comissão Política Distrital de Setúbal do PSD, sublinhou que o órgão que dirige não teve “nenhuma decisão”, limitando-se a “respeitar” os estatutos do partido e tendo um “respeito institucional” pelos poderes da Comissão Política Nacional.
Ainda assim, garantiu que a distrital está “solidária” com esta decisão e “fará tudo” para que a mesma “chegue a bom porto”. Em declarações a O SETUBALENSE, Paulo Ribeiro explicou que a razão de ser desta decisão prende-se com a avaliação que foi feita de que era a “melhor solução” para o concelho.
Apesar do apoio do PSD, o líder distrital destacou que “seguramente”, militantes e simpatizantes do PSD participarão nas acções de campanha. Paulo Ribeiro sublinhou também que enquanto presidente da distrital, se for “vista como útil” a participação em alguma acção de campanha, naturalmente que o fará “sem qualquer problema e com gosto”.
Relativamente ao facto de que não irão ser eleitos vereadores pelo PSD, Paulo Ribeiro esclareceu que os social-democratas sempre colocaram em primeiro lugar o País ou o concelho, conforme o caso, e “só depois o partido e as circunstâncias de cada um”.
“O que está em causa aqui não é saber se temos ou não temos militantes do PSD como vereadores, membros da Assembleia Municipal ou das Assembleias de Freguesia. A questão não é essa. A questão é saber se as propostas e os protagonistas, neste caso da candidatura de Maria das Dores Meira, são os melhores para o concelho de Setúbal”, atirou.
Além deste movimento independente, já foram anunciados como candidatos à Câmara de Setúbal Flávio Lança (IL), André Martins, actual presidente (CDU), Fernando José (PS) e Lina Lopes (Chega). As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de Outubro.
Fernando Negrão vê apoio social-democrata como “inexplicável”
Fernando Negrão, vereador e ex-candidato do PSD à Câmara Municipal de Setúbal, vê este apoio como “inexplicável”, levando a um impacto “muito grande” no eleitorado social-democrata e no PSD local.
Em declarações à Antena 1, Fernando Negrão destacou que os militantes “não gostaram” da confirmação deste apoio à ex-comunista, mas, mais do que a decisão, o ex-líder parlamentar lamenta também a falta de explicações internas.
Para o vereador não faz sentido que o PSD dê apoio a uma candidata a quem sempre dirigiu críticas. “Não só não teve sucesso na última corrida autárquica, como foi uma presidente muito combatida pelo PSD”. Sobre a possibilidade de esta decisão permitir a fuga de votos para outras forças políticas, como o Chega, Fernando Negrão admite que essa é uma forte possibilidade.