Obra implica um investimento de 25 milhões de euros e “só será possível levar por diante” com o apoio da Administração Central
A Câmara de Sesimbra reforça a necessidade de o Ministério da Educação avançar com financiamento para a construção da nova Escola Secundária da Quinta do Conde, na Ribeira do Marchante.
Para a autarquia este estabelecimento de ensino é “muito necessário” para a freguesia da Quinta do Conde pelo que, “com ou sem recurso a financiamentos comunitários” a obra, que implica um investimento na ordem dos 25 milhões de euros, “só será possível levar por diante” com o apoio da Administração Central. Aliás, segundo a autarquia “de acordo com o diploma de transferência de competências [na área da Educação] a responsabilidade do financiamento compete à Administração Central.
Pela parte da Câmara é cedido um terreno e desenvolverá os projectos de arquitectura e especialidades. Fará ainda o acompanhamento de obra e outros trabalhos necessários, como os acessos e arranjos da envolvente.
O projecto para a construção foi apresentado em sessão pública, em Abril, onde foram dadas a conhecer as linhas gerais do projecto, implantação no terreno e proposta arquitectónica. Esta sessão teve ainda por objectivo recolher e debater contributos da comunidade.
O projecto, que está a ser desenvolvido pela autarquia, e é liderado por Armindo Pombo, considera para este novo estabelecimento de ensino uma capacidade para 60 turmas. Serão construídas 55 salas de aula, divididas por 42 salas regulares, duas salas de TIC, seis laboratórios de ciências da natureza e físico-química, quatro salas de artes e uma sala de educação musical.
Estão ainda considerados espaços físicos específicos como unidades de multideficiência, centros de apoio à aprendizagem para ensino básico e ensino secundário e oficina para manutenções. As áreas desportivas foram também contempladas com pavilhão e campo de jogos. Ao nível da acessibilidade, o edificado estará equipado com ascensores, e acessos a pessoas com mobilidade reduzida.
Quanto aos espaços de apoio, este serão compostos por um bloco administrativo, com PBX, secretaria, sala de direcção, gabinetes de professores e directores de turma, reprografia, biblioteca escolar, salas de alunos e de professores, refeitório, bar de alunos, sala de funcionários, auditório e sala Centro Qualifica.
“A necessidade de uma nova escola secundária na freguesia da Quinta do Conde é referenciada há vários anos pela autarquia que reivindicou, por várias vezes, o equipamento junto ao Ministério da Educação, justificando esta urgência com dados e factos concretos”, relembra a Câmara do Seixal em nota de Imprensa.