O candidato da AD tem agendado um almoço no Lar Montepio, da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, no Montijo
Ao quarto dia da campanha eleitoral para as legislativas de 18 de Maio próximo, Luís Montenegro vai passar pela região de Setúbal. O candidato da AD tem prevista para a próxima quarta-feira uma deslocação à União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, no Montijo, no âmbito das acções de contacto que tem agendadas para aquele dia na região, apurou O SETUBALENSE.
Montenegro, juntamente com uma comitiva da coligação PSD/CDS, vai almoçar no Lar Montepio, uma das 16 valências que a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição apresenta.
Na articulação feita entre a estrutura da AD e aquela Instituição Particular de Solidariedade Social ficou acertado o fornecimento de refeições para cerca de meia centena de pessoas, que vão acompanhar o líder dos social-democratas e actual primeiro-ministro, confirmou O SETUBALENSE junto de fontes do PSD e da Mutualista.
A opção da AD pela “passagem” de Montenegro pela União Mutualista surge depois de no passado dia 21 de Abril a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, ter apadrinhado a inauguração do Centro de Acolhimento de Emergência Social (CAES) daquela instituição.
A nova resposta da Mutualista do Montijo, localizada na Rua Dr. Manuel da Cruz Júnior, apresenta seis vagas para situações de alojamento de emergência (até 72 horas) e 22 vagas para alojamento temporário (até três meses). E conta com uma equipa pluridisciplinar de proximidade, que actua junto das pessoas em situação de sem-abrigo e de vulnerabilidade extrema.
O CAES 2.0 da Mutualista do Montijo passou a ser a 16.ª valência da instituição e é a terceira resposta do género em funcionamento no País. Representou um investimento superior a 220 mil euros suportado pela Mutualista, que contou com um apoio da Câmara Municipal do Montijo no valor de 88 mil euros.
O investimento da Mutualista na área social nos últimos tempos ficou ainda marcado por uma outra aposta: a aquisição de uma frota automóvel cem por cento eléctrica para o Serviço de Apoio Domiciliário. A renovação da frota – com a aquisição de seis novas viaturas eléctricas – implicou um investimento total de cerca de 266 mil euros, comparticipado em cerca de 100 mil euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência e ainda por um apoio na ordem dos 30 mil euros da parte da Câmara Municipal do Montijo.
A Mutualista diz ter-se tornado na “primeira Instituição Particular de Solidariedade Social do País a adoptar uma frota cem por cento eléctrica” para o apoio domiciliário. A instituição conta actualmente com 16 valências e 180 trabalhadores.