Espectáculo de Fernando Tordo com a Banda da Sociedade Filarmónica União Agrícola é outra das propostas em destaque na programação
O programa central das comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril no concelho de Palmela vai englobar homenagens, música, exposições e actividades desportivas, entre outras propostas.
A inauguração do Memorial aos Resistentes Antifascistas, em Palmela (Estrada dos Restauradores do Concelho, junto à Quinta do Carvacho), dia 24 de Abril, pelas 17 horas, é um dos destaques da programação apontados pelo município.
Os espectáculos musicais são outros dos momentos mais aguardados das comemorações, sobretudo a actuação do cantor Fernando Tordo – a cumprir este ano seis décadas de carreira – em conjunto com a Banda da Sociedade Filarmónica União Agrícola. O espectáculo vai ter lugar no dia 24 de Abril, pelas 21h30, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo.
As propostas musicais prosseguem no Dia da Liberdade, 25, que se inicia com a habitual sessão solene da Assembleia Municipal, logo pelas 10 horas, no Cine-Teatro S. João, em Palmela. Esta que é a principal sala de espectáculos do concelho recebe, a partir das 21h30, o espectáculo “Cara de Espelho”, numa “ode à nova música popular portuguesa”, realça o município. Em palco vão estar “seis conhecidas figuras da música portuguesa”. O público vai poder apreciar “as palavras e composições de Pedro da Silva Martins (autor e compositor de Deolinda, Ana Moura, António Zambujo e Lena d‘Á́gua), os instrumentos construídos por Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa, José Afonso, Fausto e GAC), o baixo de Nuno Prata (Ornatos Violeta), as guitarras de Luís J. Martins (Deolinda, António Zambujo e Cristina Branco), as percussões de Sérgio Nascimento (Sérgio Godinho, David Fonseca, Humanos e Deolinda) e a voz de Maria Antónia Mendes (A Naifa e Señoritas)”.
Para 26 de Abril, às 21h30, estão agendados os espectáculos Sons da Madrugada, no Moto Clube de Pinhal Novo, a actuação de Pedro Mestre com o Grupo Coral 1.º de Maio do Bairro Alentejano e a participação especial de Modalentejo, nas instalações da Sociedade de Instrução Musical, na Quinta do Anjo, e as actuações de Celina da Piedade e Ana Santos, com participação especial do Coro Comunitário de Águas de Moura, nas instalações deste mesmo centro comunitário.
No que toca a exposições, até 26 Abril na Biblioteca Municipal de Palmela e de 29 de Abril a 31 Maio na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, estará patente ao público a mostra “Madrugada”, do Teatro O Bando. E até 30 de Abril, mas no Cine-Teatro S. João, em Palmela, poderá ser visitada a exposição documental “Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro”, promovida em conjunto pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança, pelo Teatro O Bando e pela Câmara de Palmela.
Para a tarde de 27 de Abril estão preparadas as comemorações do 2.º aniversário do Centro Comunitário Monte do Francisquinho. Em data ainda a definir, vai decorrer no Centro Cultural de Poceirão o espectáculo Dançar Abril.
As comemorações são organizadas pelos órgãos autárquicos do concelho e pelo movimento associativo.