Alunos tiveram ainda a oportunidade de discutir sobre soluções sustentáveis “que podem ser aplicadas na operação portuária
Vários estudantes que participam no programa Erasmus visitaram esta semana o Porto de Setúbal para ficarem a conhecer a dinâmica desta infra-estrutura, nomeadamente no que diz respeito à sustentabilidade.
Os alunos visitaram as instalações ao abrigo do programa “Blended Intensive Program in Beyond Sustainability Training (BeST-BIP 2025)”, promovido pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS).
Em conjunto percorreram locais como os principais terminais portuários – Terminal Multiusos (Zona 1), Terminal de Contentores (Zona 2) e Terminal Roll-on/Roll-off –, onde ficaram a conhecer “uma perspectiva prática sobre o funcionamento do porto e os seus diversos segmentos operacionais”, lê-se em informação enviada à redacção d’O SETUBALENSE.
Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de discutir sobre soluções sustentáveis “que podem ser aplicadas na operação portuária”, nomeadamente as linhas estratégicas da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). A reflexão chegou ainda a outros temas, tais como “a descarbonização, a digitalização de processos, a mobilidade eléctrica e a preservação dos ecossistemas locais”.
Neste estiveram presentes estudantes de várias instituições de ensino superior tais como o Instituto Politécnico de Setúbal, a Universidade de Ciências Aplicadas de Fulda (na Alemanha), a Universidade de Warmia e Mazuri (ambas na Polónia) e a Universidade Romano- -Americana (na Roménia).
Ao longo das últimas semanas o Porto de Setúbal tem recebido visitas de estudantes, oriundos de vários países.