28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Distrito ganha mais uma Bandeira Azul

Distrito ganha mais uma Bandeira Azul

Distrito ganha mais uma Bandeira Azul

Esta época balnear as praias portuguesas vão exibir mais bandeiras azuis que em 2018, sendo que o distrito de Setúbal contribui com mais uma. É a Praia da Rainha, na Costa da Caparica, que voltou a merecer o galardão. O concelho de Grândola é o que mais bandeiras vai hastear, enquanto em Setúbal apenas haverá uma ‘azulinha’

 

 

- PUB -

 

O distrito de Setúbal recebe este ano 29 galardões da Bandeira Azul, mais um do que o ano passado com a Costa da Caparica, em Almada, a somar sete praias contra as seis hasteadas na época balnear de 2018.

Seguindo de Norte para o Sul do distrito, o concelho de Almada conta assim com sete praias, Sesimbra com quatro e Setúbal com uma. Grândola é o concelho com mais praias galardoadas, somando dez, Santiago do Cacém tem duas e Sines cinco praias.

- PUB -

De fora ficam as praias fluviais do Tejo, caso do Seixal, e as do rio Sado. Quanto a marinas, que a nível nacional foram galardoadas 17, no Tejo apenas foram consideradas duas na margem Norte, Porto de Recreio de Oeiras e Doca de Recreio de Santo Amaro. No caso do Alentejo Litoral, a bandeira é erguida na Marina de Troia, Porto de Recreio de Sines e Amieira Marina (Alqueva).

Este é o quadro do distrito de Setúbal para uma época balnear que vai exibir no território nacional mais 20 bandeiras azuis do que em 2018. No total, a ‘azulinha’ vai estar em 352 praias, sendo 317 costeiras e 35 fluviais, anunciou a Associação Bandeira Azul da Europa.

“Entraram 18 praias novas costeiras e duas fluviais. Dezassete são novas no Programa Bandeira Azul”. São praias que poderia estar a aguardar “qualificação e serem designadas exatamente como praias, porque, até aqui, ainda não eram assim designadas”, explicou a coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Catarina Gonçalves.

- PUB -

 

Praia da Rainha volta ao galardão

 

Das 352 praias galardoadas com a Bandeira Azul, o Algarve, com 88 praias costeiras (89 em 2018), continua a ser a região do país com mais bandeiras azuis, apesar de a praia do Pintadinho, no concelho de Lagoa (distrito de Faro), ter perdido este ano essa distinção.

O Norte terá este ano 75 praias com Bandeira Azul, 69 das quais costeiras (mais uma face a 2018 – São Félix da Marinha, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto) e seis fluviais, uma a mais face a 2018, com a entrada da praia fluvial Parque Dr. José Gama, no concelho de Mirandela (distrito de Bragança).

A região do Tejo vai ter este ano 54 praias com Bandeira Azul, 45 costeiras e nove fluviais, mais seis em relação ao total do ano passado, com destaque para o concelho de Oeiras (distrito de Lisboa) que, pela primeira vez, apresentou candidaturas de duas praias: a de Santo Amaro e a da Torre.

A praia fluvial de Fontes, no concelho de Abrantes (distrito de Santarém), e a praia do Salgado, na Nazaré (distrito de Leiria), também vão receber este ano a Bandeira Azul, havendo ainda duas reentradas neste lote: a praia da Rainha, na Costa de Caparica, concelho de Almada (distrito de Setúbal), e de Janeiro de Baixo, no concelho da Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra).

A região Centro vai ter 28 praias costeiras com este galardão, mais quatro relativamente a 2018, com a atribuição desta distinção às praias de Cabo Mondego, de Cova Gala Hospital, da Murtinheira e da Tamargueira, todas no concelho da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra.

O Centro do país terá 16 praias fluviais, mais uma do que em 2018, havendo a perda da Bandeira Azul da praia da Senhora da Graça, no concelho da Lousã (Coimbra), enquanto as praias de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital (Coimbra), e de Areinho, no concelho de Ovar (Aveiro), foram este ano galardoadas com a Bandeia Azul.

 

 

Praias do Distrito de Setúbal com Bandeira Azul

 

Almada

– S. João da Caparica

– Praia do CDS – Santo António

– Tarquínio – Praia do Paraíso e Dragão Vermelho

– Praia Nova

– Praia da M ata

– Praia da Rainha (reentrada no galardão)

– Praia da Sereia

 

Sesimbra

– Lagoa de Albufeira-Mar

– Moinho de baixo – Meco

– Praia do Ouro

-Praia da Califónia

 

Setúbal

– Praia da Figueirinha

 

Grândola

– Troia – Mar

– Troia Galé

– Tria – Bico das Lulas

– Praia Atlântica

– Comporta

– Praia do Carvalhal

– Pego

– Galé- Fontainhas

– Praia da Aberta Nova

– Melides

 

Santiago do Cacém

– Costa de Santo André

– Fonte do Cortiço

 

Sines

– Vasco da Gama

– S- Torpes

– Vieinha – Vele de Figueiros

– Praia Grande de Porto Côvo

– Ilha do Pessegueiro

 

Com Lusa

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -