Além de criar uma dinâmica para chamar a juventude à leitura, o espaço na Casa Amarela vai receber programação social
A Rede Municipal de Bibliotecas de Almada foi reforçada com um novo Ponto de Biblioteca a funcionar no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro (Casa Amarela), no Laranjeiro. Inaugurado hoje, este espaço foi pensado especialmente para jovens, mas pode ser frequentado por todas as idades.
Os livros aqui disponíveis para empréstimo fazem parte da Rede de Bibliotecas do concelho, funcionando o Ponto da Casa Amarela também como uma montra de toda a colecção existente na rede. Além disso, este novo espaço vai receber programação social.
“Através da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada [o município] está a criar uma dinâmica de hábitos de leitura, e como usar esses hábitos”, disse a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, durante a inauguração do novo espaço. Ao mesmo tempo, a autarca apontou que os hábitos de leitura estão a mudar através dos desafios do digital, mas frisou que “é importante [criar pontos como o do Laranjeiro] por uma questão de proximidade de acesso”.
Aliás, uma das preocupações da autarquia é precisamente levar os livros próximo da população, o que o faz através da Biblioteca Itinerante de Almada (conhecida por BIA), e através e outros pontos de biblioteca existentes nas freguesias.
Assim, desde Janeiro, existem seis pontos de leitura em locais estratégicos de grande afluência, “oferecendo aos munícipes um acesso mais fácil e gratuito a livros”: Ponto de Encontro – Casa Municipal da Juventude (Cacilhas), Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada” (Feijó), Pista Municipal de Atletismo Alberto Chaíça (Sobreda), Complexo Municipal de Piscinas da Charneca de Caparica, Complexo Municipal de Piscinas da Sobreda, Complexo Municipal de Piscinas da Caparica.
A Rede Municipal de Bibliotecas de Almada é constituída pela Biblioteca Central (Almada), Biblioteca José Saramago (Feijó), Biblioteca Maria Lamas (Caparica), Biblioteca da Trafaria e Biblioteca Itinerante de Almada, e pelos pontos de biblioteca localizados no Solar dos Zagallos (Sobreda) e, desde hoje, no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro (Laranjeiro).