Moita homenageia Manuel Fernandes e premeia talentos do desporto local

Moita homenageia Manuel Fernandes e premeia talentos do desporto local

Moita homenageia Manuel Fernandes e premeia talentos do desporto local

Distinção a título póstumo do antigo futebolista do Sporting foi momento alto do evento, que galardoou os que se destacaram na última época

A Gala do Desporto, promovida no passado sábado pelo município da Moita no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, foi “encerrada” com uma homenagem (a título póstumo) a um dos maiores vultos do futebol português, oriundo de Sarilhos Pequenos. A atribuição do prémio “Reconhecimento” a Manuel Fernandes, saudoso avançado que se notabilizou ao serviço do seu clube de coração – o Sporting Clube de Portugal –, constituiu um dos momentos altos da cerimónia.

- PUB -

Rita Fernandes, filha mais nova do antigo capitão leonino, foi quem subiu ao palco para receber o prémio de homenagem, num momento carregado de emoção, mas também de dignidade e justeza.

Para trás já havia ficado a entrega das distinções a desportistas, técnicos e associações, que contribuíram para projectar o nome do concelho da Moita, aquém e além-fronteiras, fruto da obtenção de resultados de eleição.

Membros do executivo municipal da Moita, presidentes e representantes das juntas de freguesia do concelho procederam à entrega das medalhas de “Elite”, “Talento” e “Esperança”, alusivas a títulos nacionais reconhecidos pelas federações de cada modalidade, que foram conquistados na temporada 2023-2024 pela capacidade e potencial desportivo da “matéria-prima” local.

- PUB -

A entrega dos prémios do torneio AtletisMoita, da última época, dominou toda a primeira parte da Gala do Desporto.

Na segunda metade do evento foram agraciados aqueles que alcançaram resultados marcantes, quer a nível nacional quer internacional, e entregues também as distinções de “Excelência” a dois nomes bem conhecidos de outras tantas modalidades desportivas: basquetebol e atletismo. As premiações de “Excelência” foram atribuídas a Neemias Queta, não só por ter sido “o primeiro português a jogar na NBA” como também, e sobretudo, por ter “alcançado o título de Campeão da NBA na época 2023-2024, pelos Boston Celtics”, e a Liliana Cá, pela “medalha de bronze conquistada no Campeonato Europeu [de Atletismo de 2024, no lançamento do disco] em Roma e pela participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, justificou o município.

Logo na abertura da cerimónia, Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita, vincou a importância da atribuição das distinções. “[Uma forma de celebrar] o talento, a dedicação e o espírito de superação que definem os nossos atletas, treinadores, equipas e todos aqueles que fazem do desporto uma paixão e uma missão”, disse o autarca, que realçou também o impacto da prática desportiva na sociedade. “O desporto promove, efectivamente, valores essenciais como a perseverança, o respeito, a solidariedade e o trabalho de equipa, pilares fundamentais que fortalecem a comunidade, unindo pessoas de todas as idades e origens”, assinalou.

- PUB -

A cerimónia contou, ao intervalo, com apontamentos de animação, a cargo do Grupo de Hip-Hop e Dança Contemporânea Dream Makers Crew, do Ginásio Atlético e do Clube Recreativo Sport Chinquilho Arroteense.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -