Secundária du Bocage e a Escola Básica e Jardim de Infância da Brejoeira reforçam compromisso com a literacia dos oceanos
A Escola Secundária du Bocage e a Escola Básica e Jardim de Infância da Brejoeira registaram-se no programa Escola Azul, levando ao reforço do compromisso do concelho de Setúbal com a literacia dos oceanos.
Desta forma todos os seis agrupamentos de escolas do concelho setubalense, Barbosa du Bocage, Lima de Freitas, Luísa Todi, Ordem de Sant’Iago, Sebastião da Gama e Azeitão, têm escolas azuis.
Neste programa estão ainda envolvidos a Escola Secundária D. Manuel Martins, dois estabelecimentos de ensino privado, o Colégio São Filipe e a Escola Primária Santa Ana, e uma instituição particular de solidariedade social, a LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade.
O programa Escola Azul tem como objectivo “criar gerações mais responsáveis e participativas” que “contribuam para a sustentabilidade dos oceanos”. A iniciativa distingue estabelecimentos de ensino que “trabalham temas relacionados com o mar”.
Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal explica que a finalidade é “gerar uma comunidade de literacia do oceano”, com o intuito de aproximar escolas, professores, alunos, sector do mar, municípios e universidades, entre outras entidades com “papel activo na educação marinha”.
O Grupo de Trabalho Escola Azul, que está activo no concelho de Setúbal desde 2020, pretende “aproximar o programa à comunidade escolar local”, dinamizando uma “estratégia comum” e acompanhando o “desenvolvendo projectos escolares no âmbito da iniciativa”. No mesmo comunicado, a autarquia destaca que o seu papel neste projecto passa por facultar “apoio logístico e financeiro” às escolas para a “concretização dos respectivos planos de actividades”, para que estes respondam às “necessidades apontadas pela coordenação nacional do programa”.