Facto do Ano da Região: Decisão da localização do aeroporto em Alcochete entusiasma região

Facto do Ano da Região: Decisão da localização do aeroporto em Alcochete entusiasma região

Facto do Ano da Região: Decisão da localização do aeroporto em Alcochete entusiasma região

Aeroporto Luís de Camões no Campo de Tiro foi anunciado juntamente com a decisão de avançar com a Terceira Travessia do Tejo e o comboio de alta velocidade

Cinquenta anos depois, a decisão sobre a localização do Novo Aeroporto de Lisboa parece estar finalmente tomada, e a “favor” da região de Setúbal. Depois de a Comissão Técnica Independente (CTI) ter divulgado publicamente, ainda em Dezembro de 2023, o relatório em que concluiu que, das nove opções estudadas, o Campo de Tiro de Alcochete é a que apresenta mais vantagens para a construção do aeroporto, o Governo eleito em Março não levou muito tempo. 

- PUB -

O primeiro-ministro Luís Montenegro (PSD) anunciou formalmente, a 14 de Maio, não apenas a decisão sobre a localização do aeroporto, mas também a de avançar nos projectos da Terceira Travessia do Tejo e do comboio de alta velocidade entre Lisboa e Porto. 

“O Governo decidiu aprovar o desenvolvimento do novo aeroporto de Lisboa com vista à substituição integral do Aeroporto Humberto Delgado no Campo de Tiro de Alcochete e atribuir-lhe a denominação de Aeroporto Luís de Camões”, anunciou Luís Montenegro, numa declaração ao país, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros. O Governo decidiu também mandatar a Infraestruturas de Portugal (IP) para concluir os estudos para a construção da Terceira Travessia do Tejo e da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid, anunciou Luís Montenegro. 

Logo após o anúncio feito pelo primeiro-ministro, o líder do PS, Pedro Nuno Santos também falou ao país para dizer que o partido apoia a decisão de construir o aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete. Apesar de durante vários meses o tema ter estado mais esquecido, com o Governo a aguardar estudos e o relatório preliminar da ANA Aeroportos de Portugal, que, entretanto, foi entregue no final do ano, a decisão mantém-se firme. 

- PUB -

“Nós não temos dúvidas absolutamente nenhumas [que o novo aeroporto será em Alcochete], se há processo que, do meu ponto de vista, deve criar escola para o futuro é o da escolha da nova localização, […] este processo foi absolutamente exemplar, daí o consenso à volta dele”, assegurou o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, em Novembro, numa audição na Assembleia da República.

Entusiasmo na região 

A notícia de que o aeroporto vai ser construído perto de Alcochete gerou reacções de agrado tanto nos responsáveis da região, políticos e privados, e até entre a população de Alcochete, a localidade do distrito mais próxima da futura infra-estrutura. André Martins, presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), e da Câmara de Setúbal disse que “fi nalmente” foi tomada a decisão aguardada “há mais de 40 anos”. Fernando Pinto, autarca de Alcochete disse que esta é “a única localização plausível” e recordou que agora é preciso acautelar algumas coisas como um novo nó de acesso à Ponte Vasco da Gama e a melhoria “significativa” de todas as acessibilidades ao concelho.

- PUB -

A estas necessidades, o autarca de Alcochete acrescenta, além da nova travessia sobre o Tejo, “a ferrovia de alta velocidade assim como o alargamento do Metro Sul do Tejo até Alcochete”, disse Fernando Pinto a O SETUBALENSE. O presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, sublinha que se não fosse o veto do Seixal à construção do aeroporto no Montijo “o país teria avançado para uma péssima solução”. Por parte da indústria, a decisão foi acolhida com surpresa por envolver mais do que a localização do aeroporto. “A decisão surpreende pela positiva, por juntar ao aeroporto as outras infra-estruturas críticas, muito relevantes, e que em conjunto abrem um cenário de grandes perspectivas de desenvolvimento da península. São grandes desafios de engenharia para as empresas e para o emprego”, disse Nuno Maia, director-geral da Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -