Bispo de Setúbal recebe distinção municipal e deixa recado aos candidatos autárquicos

Bispo de Setúbal recebe distinção municipal e deixa recado aos candidatos autárquicos

Bispo de Setúbal recebe distinção municipal e deixa recado aos candidatos autárquicos

D. Américo Aguiar recebeu das mãos de André Martins a Medalha de Honra da Cidade na classe Paz e Liberdade

O Cardeal D. Américo Aguiar pediu que os candidatos aos órgãos autárquicos, do concelho de Setúbal e de todos os outros municípios, marquem a diferença com a mensagem que transmitem aos cidadãos, e com os projectos que querem implementar na cidade.

- PUB -

“Qualquer um daqueles que se apresenta perante os concidadãos, que o faça positivamente com aquilo que é o seu projecto, aquilo que são as suas ideias e aquilo que são as suas respostas para os problemas dos concidadãos – seja Setúbal ou outro município”.

O bispo de Setúbal falava na cerimónia de atribuição da Medalha de Honra da Cidade, na classe Paz e Liberdade, acrescentando que os proponentes possam preservar pela verdade para não terem desgostos nos resultados eleitorais. “Tentarmos educar-nos para estar ao nível daquilo que são as exigências destes homens e destas mulheres, e sermos capazes de viver o jogo democrático naquilo que a verdade e a mentira são, para todos nós, os limites, para depois não alimentarmos isso e não colhermos os resultados que levam a esses populismos, a essas mentiras e inverdades que são transmitidas e que iludem, e que depois têm um resultado negativo para as populações que todos queremos servir”.

A atribuição do galardão ao prelado foi decidido no âmbito da entrega das medalhas de honra da cidade, que decorreram a 15 de Setembro (feriado de Setúbal) mas que, por impossibilidade de agenda do cardeal, só esta sexta-feira foi possível.

- PUB -

D. Américo Aguiar agradeceu a atribuição do reconhecimento prometendo honrar o valor deste desígnio. “Agradeço muito essa confiança e podem estar confiantes que, naquilo que depender de mim, nunca colocarei em causa a nobreza e honra desta distinção que significa maior responsabilidade em relação aos sadinos, seja da ala de Setúbal ou de Azeitão, uma grande responsabilidade para com todos, que eu respeitarei totalmente”.

O responsável pela Diocese de Setúbal teceu considerações sobre a cidade banhada pelo Sado e a península, que considera terem características ímpares para contribuir para o desenvolvimento de Portugal.

“Estou convencido que a Península de Setúbal, e o concelho de Setúbal, podem ser decisivos para o futuro do País, seja no que diz respeito à indústria, à economia, à paisagem ou natureza, Deus deu-nos um conjunto de coisas boas que nós não podemos desbaratar”.

- PUB -

Antes da entrega da medalha o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, deixou algumas palavras ao prelado afirmando que a decisão de atribuir-lhe o galardão foi consensual entre todos os autarcas do município.

“Aqui estamos a pontuar com palavras o acto de lhe entregar esta medalha da cidade que todos os representantes das populações do concelho de Setúbal nesta câmara municipal quiseram, de livre e expressa vontade, atribuir. Este é um acto praticado por todo o executivo municipal com grande honra. Um acto que é uma manifestação de confiança de que estará à altura de D. Manuel Martins, o bispo fundador desta diocese, e aqueles que se seguiram”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -