Novo equipamento visa garantir toda a limpeza urbana da freguesia de Fernão Ferro e funcionará de segunda-feira a sábado, entre as 8 e as 20 horas
O município do Seixal vai inaugurar no sábado o novo Centro Municipal de Higiene Urbana, na freguesia de Fernão Ferro, que conta com um investimento municipal de 1,3 milhões de euros.
Neste espaço a população poderá entregar, gratuitamente, muitos dos resíduos que produz em casa, desde monos domésticos, madeiras, lâmpadas, baterias e acumuladores, óleos alimentares usados, cápsulas de café, rolhas de cortiça, escovas de dentes usadas, roupa usada e resíduos têxteis, entre outros.
Segundo a autarquia, o novo equipamento visa garantir toda a limpeza urbana da freguesia de Fernão Ferro e funcionará de segunda-feira a sábado, entre as 8 e as 20 horas.
Com 25,26 quilómetros quadrados de área, a freguesia de Fernão Ferro tem um total de 20.754 habitantes, segundo o último censos (2021).
Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, refere que “a correcta separação de resíduos e a sua reciclagem contribuem, não apenas para a limpeza do espaço público, como também para o elevado desempenho ambiental do (…) município”.
“Acreditamos, por isso, que este é mais um contributo fundamental para melhorar a qualidade de vida no nosso território comum”, frisou.
O centro, de acordo com dados da autarquia, será equipado com varredouras, triciclos eléctricos, carrinhas para recolha de monos, máquinas de lavagem, roçadoras, sopradores, desmatadores e equipamento de lavagem.
Naquele espaço estarão também disponíveis contentores metálicos para separação de resíduos verdes, de construção e demolição, eléctricos e electrónicos, monos, assim como um compactador para cartão e outro para embalagens.