Posicionamento do partido surge após parecer da Autoridade de Mobilidade e Transportes
A estrutura concelhia do Bloco de Esquerda em Setúbal sublinhou a importância de incluir a travessia do Sado no Passe Navegante, criticando os partidos do centro por não avançarem com a proposta. O posicionamento do partido vem no seguimento do parecer da Autoridade de Mobilidade e Transportes, que sugere ponderar “a inclusão do serviço de transportes fluviais colectivos de passageiros, entre Setúbal e a península de Tróia, no sistema tarifário Navegante”.
A estrutura concelhia lembra a iniciativa popular que reúne, numa petição, mais de 8.000 assinaturas para a inclusão do Passe Navegante na travessia do Sado. “Os partidos maioritários com assento na Assembleia da República têm votado [a proposta] ao esquecimento”, lê-se numa nota de Imprensa enviada à redacção d’O SETUBALENSE. “Preferem dar a mão à Atlantic Ferries e Sonae, em detrimento do apelo de cidadãos por uma medida justa e perfeitamente exequível”, atira.
O Bloco de Esquerda já tinha apresentado na Assembleia da República uma proposta para incluir a travessia do Sado no Passe Navegante, mais foi reprovada pelo PS, com a abstenção do PSD e Iniciativa Liberal. Em sede de discussão do Orçamento do Estado para 2024, o Bloco voltou a apresentar a proposta, que foi novamente rejeitada.
Para o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, a travessia do Sado deveria ser integrada no Passe Navegante, criticando ainda a subida dos preços dos bilhetes e passes pagos pelas pessoas que viajam de ferryboat entre Setúbal e Tróia, remete a solução para o Governo.
Em recentes declarações à SIC, o autarca considerou que esta é uma situação única em Portugal, porque os cidadãos não podem circular livremente. Sobre a possibilidade de incluir a travessia no Passe Navegante o presidente considera que este pode ser um assunto que virá ainda para cima da mesa, porque está a decorrer a construção de um documento com base na sustentabilidade e mobilidade metropolitana, promovido pelos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).
Os preços das viagens fluviais entre Setúbal e Tróia, no concelho de Grândola, sofreram um novo aumento em Janeiro. Os passageiros pagam agora 4,90 euros por travessia nos catamarãs, com o passe normal a ficar cada vez mais perto da centena de euros. Tem agora um custo de 99,30 euros, fazendo com que, mensalmente, atravessar o Rio Sado, um percurso de quatro quilómetros, custe mais do dobro do que o Passe Navegante (40 euros) que permite viajar de Setúbal até Mafra, uma distância de quase 80 quilómetros, assim como em toda a Área Metropolitana de Lisboa.