Biblioteca Municipal do Barreiro apresenta exposição única e especial

Biblioteca Municipal do Barreiro apresenta exposição única e especial

Biblioteca Municipal do Barreiro apresenta exposição única e especial

Ilustrações de Paulo Galindro, resultantes de livro publicado pela Associação Nós, podem ser apreciadas até 12 de Abril

Quem se deslocar à Biblioteca Municipal do Barreiro até 12 de Abril vai poder apreciar uma exposição ímpar, não só pelo que a mostra representa em termos de valores para uma sociedade que se quer inclusiva como também pela capacidade artística do seu autor. Trata-se da exposição de ilustrações de Paulo Galindro, intitulada “Únicos e Especiais” e inspirada no livro com o mesmo nome, criado pela psicóloga Rita Jeurissen em conjunto com o ilustrador e publicado pela Associação Nós.

- PUB -

A inauguração da mostra no passado dia 11 foi integrada nas comemorações do 61.º aniversário da Biblioteca Municipal do Barreiro e, de acordo com a Nós – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente –, constituiu-se como “um momento de sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência ou em situação de desvantagem social, evidenciando a importância de um mundo mais acessível e empático”.

Em nota de Imprensa, a associação reforça que a exposição tem a particularidade de despertar a reflexão de todos para “o poder da arte como ferramenta de inclusão e transformação social”.

Durante a cerimónia, Paulo Galindro destacou a forma como a mostra foi montada pelo município. “Sabia que a Divisão de Cultura e Juventude da Câmara Municipal do Barreiro iria dedicar todo o amor a esta exposição. Mas não imaginava que todo o amor fosse tanto amor. Está linda e à altura do que simboliza”, disse o ilustrador, que é citado na mesma nota. Galindro realçou ainda que esta “nunca poderia ser só uma exposição”. “É um grito de liberdade num mundo à beira do abismo”, atirou.

- PUB -

Já Sara Ferreira, vereadora com o pelouro da Intervenção Social, Igualdade e Saúde, elogiou o contributo do projecto artístico na promoção da inclusão, ao passo que, pela Nós, a directora Ana Vanessa Veiga, acompanhada pela técnica de Comunicação Ana Lourenço, salientou o resultado do trabalho de Paulo Galindro na concretização das personagens, cujas ilustrações foram inspiradas em crianças reais.
A exposição tem entrada gratuita.

Espectáculo Fada Juju anima jovens da Nós

Jovens do Lar Residencial “Nossa Casa” e uma das famílias apoiadas pelo Protocolo do Rendimento Social de Inserção da Associação Nós assistiram, no passado sábado, ao espectáculo da Fada Juju, dedicado à promoção da Língua Gestual Portuguesa. A iniciativa decorreu no Auditório Municipal Augusto Cabrita. A personagem da fada, criada e interpretada por Paula Teixeira, madrinha da Nós, revelou-se contagiante para todos os participantes.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -