Quem se disponibilizou para as limpezas da madrugada do primeiro dia do ano, teve direito a um pequeno-almoço
A Câmara Municipal de Setúbal reconheceu os trabalhadores do sector da higiene e limpeza pela “extraordinária” actuação que tiveram após a festa de passagem de ano. Os trabalhadores daquela autarquia e da União de Freguesias de Setúbal que se disponibilizaram para as limpezas da madrugada do primeiro dia do ano, tiveram direito a um pequeno-almoço.
Neste momento o presidente da câmara municipal, André Martins, considerou ter “a maior consideração e o maior respeito” pelos trabalhadores e os esforços desenvolvidos por estes e, ao referir que “ninguém sabe dar valor” a este trabalho, salientou o compromisso da autarquia em fazê-lo. “Portanto, temos de ser nós, cá dentro, a dar valor a estes trabalhadores que mantêm a cidade limpa, que respondem às emergências. Houve um carro que ardeu e lá foi um trabalhador da câmara municipal fazer as limpezas”.
O autarca referiu também a transferência de competências para as juntas de freguesia na área da limpeza urbana, considerando que, ao dia de hoje, os trabalhos já decorrem com mais fluidez.
“As juntas de freguesia têm esse trabalho. Não foi fácil, porque as juntas de freguesia não estavam preparadas para assumir essa responsabilidade em pleno. A situação foi difícil durante um ano, mas hoje as juntas de freguesia já contrataram pessoal e empresas, já adquiriram equipamentos e podemos dizer que estamos a fazer um trabalho muito bom na higiene e limpeza”.
Já Fátima Silveirinha, presidente da UF de Setúbal, elogiou e descreveu a equipa como “trabalhadores inexcedíveis” mas destacou três trabalhadoras que “se disponibilizaram para o dia 1, apesar de esta não ser a sua área”.
A vice-presidente da autarquia, Carla Guerreiro, agradeceu aos trabalhadores que limparam a zona ribeirinha considerando que estes “não tinham essa obrigação, mas sentiram o dever” de o fazer.