Deputados do PS “apertam” com ministra da Justiça sobre problemas nas conservatórias

Deputados do PS “apertam” com ministra da Justiça sobre problemas nas conservatórias

Deputados do PS “apertam” com ministra da Justiça sobre problemas nas conservatórias

Eurídice Pereira, Fernando José, Alexandra Leitão e João Paulo Rebelo

Registos civil e predial da Moita com constrangimentos que afectam também Alcochete e Montijo. Socialistas querem respostas do Ministério

Dificuldades de resposta no atendimento ao público nas conservatórias dos registos civil e predial da Moita, em particular, e no distrito de Setúbal, em geral, levaram os deputados parlamentares do PS a pedir ontem explicações à ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.

- PUB -

A governante foi formalmente questionada sobre a forma “como está prevista a salvaguarda dos recursos humanos indispensáveis na Conservatória do Registo Civil da Moita”, já que, explicam os socialistas, aquele serviço “dispõe de cinco funcionários (incluindo a Conservadora)” e “desses sairão, a qualquer momento, dois que se candidataram a outros serviços e ficaram apurados”. “Acresce que uma dessas funcionárias completa o tempo para a reforma em 2025”, lembram.

Os deputados do PS sublinham o facto desta conservatória dar resposta “a solicitações também de outros concelhos, nomeadamente Alcochete e Montijo”, onde dizem observar-se “dificuldades de atendimento nos últimos meses”, em face da “distribuição de poucas ‘senhas do dia’”. Os agendamentos “chegam a demorar um mês” e existem “situações sem atendimento presencial ou só por marcação”. E apontam um exemplo: “Há, no Registo Civil da Moita, uma indicação de que ‘Pedido/Renovação de Cartão de Cidadão/Passaporte’ tem, às terças e quintas-feiras, entre as 13h30 e as 16 horas, atendimento por agendamento”.

Os socialistas pretendem também saber “quais as condições em que estão a ser prestados serviços de atendimento público nos concelhos de Alcochete, Moita e Montijo, nas conservatórias dos registos civil e predial”. E querem ver identificados pela ministra “os serviços mais problemáticos” no distrito de Setúbal, no que toca a “escassez de recursos humanos e incapacidade de resposta adequada no atendimento público”. Além disso, pretendem ainda que a governante revele quais as “medidas previstas para normalizar o atendimento público, salvaguardando o atendimento presencial e atempado”, conforme defendeu o PSD “em campanha eleitoral”.

- PUB -

Registo Predial
Quanto à Conservatória do Registo Predial, também na Moita, os socialistas salientam que o serviço “teve durante um tempo considerável afixada uma informação datada de 8 de Agosto de 2024, que ainda permanecia em 4 de Outubro último”, onde se lia: “Alerta-se. Registos Predial/ Registo Automóvel com constrangimentos. Atendimento Demorado”.

“Portanto, estão identificadas dificuldades de atendimento nestes serviços públicos, pelo que importa apurar, mais especificamente, as condições em que o trabalho está a ser desenvolvido e consequentemente os eventuais atrasos e transtornos para o público”, concluem os socialistas.

O requerimento a questionar a ministra foi apresentado pela deputada socialista Eurídice Pereira e subscrito pelos colegas de bancada eleitos pelo círculo de Setúbal, bem como por outros com assento na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -