Organizadas pela UNISETI as sessões contam com Viriato Soromenho-Marques e Francisco Ferreira como palestrantes
A UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal organiza este mês de Janeiro a III Edição das Conferências do Sapal – nome inspirado na designação da antiga Praça do Bocage: Praça do Sapal – que terá duas sessões com dois conferencistas diferentes, mas ambos de renome.
A 20 de Janeiro o orador é Viriato Soromenho-Marques e a 27 de Janeiro o conferencista é Francisco Ferreira, sendo os dois professores universitários e ilustres cidadãos de Setúbal que, por mérito próprio, são reconhecidos como personalidades públicas.
Abertas a todo o público, ambas as sessões visam “dar a conhecer, através de conceituadas personalidades nacionais, problemas do mundo contemporâneo numa perspectiva crítica”, refere Arlindo Mota, presidente do conselho de administração da UNISETI, lembrando que em edições anteriores, as Conferências do Sapal trouxeram a Setúbal nomes como Ricardo Pais Mamede (ISCTE), Adelino Gomes (Jornalista), Rita Figueiras (Universidade Católica) entre outras conhecidas individualidades”.
Segunda-feira, 20 de Janeiro, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal recebe às 15h00 a palestra de Viriato Soromenho-Marques dedicada ao tema “O Problema da Paz e da Guerra no Século XXI”.
Filósofo e professor catedrático de Filosofia da Universidade de Lisboa, actualmente aposentado, Viriato Soromenho-Marques é sócio efectivo da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia de Marinha.
Conselheiro especial da Fundação Oceano Azul e presidente da Assembleia Geral da ONG Common Home of Humanity. Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2006). Prémio Personalidade de 2014, pela Fundação Portuguesa do Pulmão. Prémio “Leaders of the Decade in Sustainable Development” atribuído pelo Women Economic Forum, em 2019.
Desde 1978 que está ligado às causas do combate à crise ambiental e climática, da paz com justiça e dos direitos humanos, tanto em Portugal como na Europa e na esfera global. É autor de uma vasta bibliografia, assim como de um diversificado e longo percurso internacional como conferencista.
Também no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal e às 15h00, no dia 27 a conferência de Francisco Ferreira é dedicada ao tema “Alterações Climáticas – Será possível resolver a maior crise da Humanidade”.
Professor Associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da NOVA School of Science and Technology (NOVA FCT), é coordenador do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade.
É autor de várias publicações nas áreas da qualidade do ar, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável.
Foi presidente da Quercus entre 1996 e 2001 e vice-presidente entre 2007 e 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Actualmente é o presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente de âmbito nacional.