Investimento da autarquia no valor de cerca de 500 mil euros deve prolongar-se até Maio
Na primeira semana do ano continuou a empreitada para reabilitar 50 passadeiras em pedra no centro histórico de Setúbal. Este investimento da Câmara Municipal de Setúbal, no valor de cerca de 500 mil euros, deve prolongar-se até Maio.
Esta empreitada, que visa “melhorar as condições de segurança e acessibilidades das passagens para peões existentes”, e que abrange a substituição de pavimentos, colocação de pavimento táctil pitonado e estriado, marcações rodoviárias e colocação de sinalização vertical, começou em Setembro, quando teve início a execução de uma passadeira de teste na Avenida Luísa Todi.
Em nota de Imprensa, a autarquia setubalense explica que os testes realizados tiveram como objectivo garantir que as passadeiras sejam “o mais acessíveis e confortáveis possível para os peões e para as viaturas de emergência”.
Já no final do ano foi executada, também na Avenida Luísa Todi, mas em frente ao Largo José Afonso, a primeira passadeira de acordo com os ajustes decididos após a realização da passadeira de teste.
Segundo a edilidade, a operação prossegue nesta primeira semana de 2025 em mais duas passadeiras, estando uma localizada em frente à Casa da Baía, e outra em direcção às praias, sempre com o objectivo de “causar a menor perturbação possível no trânsito automóvel”.
Ao longo de toda a Avenida Luísa Todi vão ser reabilitadas 47 passadeiras com a utilização de “uma pedra especial aparelhada, que permite a execução de um piso mais liso”, garantindo dessa forma “melhores condições de mobilidade aos peões, além de também serem refeitas as bases em que a pedra assenta, para evitar abatimentos”. Também na Rua Amália Rodrigues vão ser reabilitadas três passadeiras.