Mostra abre portas a partir das 15 horas e pode ser visitada até 22 de Fevereiro de terça-feira a sábado das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas
“150 anos do nascimento de Fran Paxeco – Vida e Obra” dá nome à exposição que é inaugurada esta tarde na Galeria Municipal do 11. Manuel Francisco Pacheco é homenageado no ano em que se completam 151 anos do seu nascimento.
A exposição “dedicada a uma das mais célebres fi guras da história de Setúbal”, como explica a câmara municipal em nota de Imprensa, vai abrir ao público a partir das 15 horas e vai estar patente naquele espaço cultural até 22 de Fevereiro. As visitas são gratuitas e podem decorrer de terça-feira a sábado das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas – o museu está encerrado aos domingos, segundas-feiras e feriados.
Esta não é a primeira vez que a personalidade tem destaque pois, em 2024, começaram as comemorações do 150.º aniversário do homem que assina mais de 70 títulos ligados à história, literatura e economia que foram depois publicados em jornais, revistas e livros. Para o presente ano estão marcados mais momentos de homenagem.
Fran Paxeco teve também carreira como jornalista tendo começado por trabalhar no “Gazeta Setubalense”. Fundou o jornal “Elmano” com apenas 16 anos. Em 1894 integrou a redacção de política de “A Vanguarda”, à época de Narciso Rebelo Alves Correa, naquele que era considerado “o mais independente e inflamado jornal da época”.
Foi durante anos director e proprietário do jornal O SETUBALENSE.
Nasceu na cidade banhada pelo rio Sado a 9 de Março de 1874. A sua vida ficou também marcada pelo papel de cônsul de Portugal no Maranhão, estado do Pará, no Brasil, bem como em Cardiff, na cidade de Liverpool, na Inglaterra.