Município investe mais de 2 milhões. Tutela comparticipa com 625 mil euros. Equipamento preparado para acolher dezenas de modalidades
É já no próximo sábado, 11, pelas 15 horas, que o Pavilhão Municipal de Palmela vai ser inaugurado. O equipamento, construído na Escola Secundária de Palmela, está preparado para receber uma multiplicidade de actividades desportivas e representou um investimento de cerca de 2 milhões e 874 mil euros, suportado na sua maior parte pelo município, que apenas beneficiou de uma comparticipação da tutela na ordem dos 625 mil euros.
O equipamento “vai ser utilizado pela escola e também pela comunidade, tendo como entidade gestora a Palmela Desporto”, conforme já havia avançado Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal, a O SETUBALENSE. E representa o final de um processo longo de reivindicação das autarquias locais e da comunidade.
Segundo informação divulgada pelo município, a infra-estrutura contempla “uma nave com 1.125 m3 e uma sala de desporto/ginásio com 200 m3, seis vestiários/balneários, gabinete médico, três gabinetes para técnicos, sala de reuniões e seis arrecadações”.
Quanto à capacidade para a realização da prática desportiva, o novo pavilhão vai poder acolher cerca de duas dezenas de modalidades, como andebol, badminton, basquetebol, boccia, corfebol, dança desportiva, desportos de mesa e em cadeira de rodas, esgrima, além de futsal, ginástica acrobática, artística, de grupo, de trampolins, artes marciais, goalball, polybat, ténis, voleibol e até atletismo. De acordo com a edilidade, o piso apresentará marcações para a prática de sete modalidades: “andebol, badminton (sete campos), basquetebol (quatro campos), corfebol, futsal, voleibol (quatro campos) e boccia (dois campos)”.
A utilização da nave do pavilhão poderá ser aproveitada em “várias configurações e dimensões”. No que toca à capacidade para receber público, o equipamento apresentará uma lotação de “500 lugares”, dos quais “413 sentados”. No exterior, contará com um parque de estacionamento com “capacidade para 34 viaturas ligeiras, incluindo dois lugares para pessoas com deficiência/mobilidade reduzida”.
Do investimento total de 2 milhões e 874 mil euros, o município suporta um montante “superior a 2 milhões, além do projecto, e já investiu mais de 78.700 euros na aquisição de mobiliário e equipamento desportivo”, lembra a autarquia, a concluir.