Ocorrência policial que remonta a Abril envolveu jogador do Sporting e da Selecção Nacional de Sub-17
A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, aplicou uma sanção disciplinar de 45 dias de suspensão aos quatro agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) filmados a agredir jovens numa ocorrência policial em Setúbal, a 2 de Abril de 2024, onde estava Denílson Santos, jogador do Sporting CP e da Selecção Nacional de Sub-17.
De acordo com o despacho, tornado público pelo Jornal de Notícias, “houve violação dos deveres de prossecução do interesse público, zelo, lealdade, correcção e aprumo”. À data, a PSP foi chamada para responder a uma ocorrência de furto, sendo que quando chegou ao local, um dos jovens fugiu e outros quatro foram detidos. Já depois de serem deitados no chão, os jovens foram alvo de agressões. Um vídeo da ocorrência, divulgado pela TVI, mostra os agentes a desferir bastonadas nos detidos, que já estavam no chão.
Na sequência desta ocorrência, a PSP de Setúbal abriu um inquérito interno e a Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um inquérito para apurar o uso da força na intervenção policial.
Segundo a PSP, quando os agentes chegaram ao local depararam-se com “uma viatura no meio da faixa de rodagem com as luzes apagadas”, tendo um dos cinco suspeitos conseguido fugir, mas os restantes quatro foram interceptados. A PSP de Setúbal referiu ainda que “só teve conhecimento” do vídeo na quarta-feira de manhã, tendo “instaurado um inquérito interno para apurar a adequação e proporcionalidade do uso da força” dos elementos policiais.
Um dos detidos era Denílson Santos, jogador do Sporting CP e da Selecção Nacional de Sub-17. Denílson Santos havia assinado contrato profissional com o emblema de Alvalade pouco tempo antes deste caso. Na altura o jovem confessou-se “muito feliz” por firmar o novo vínculo. “Vou trabalhar para conseguir mais”, garantiu o jogador nas plataformas de comunicação dos verdes e brancos, no momento da assinatura.
Internacional sub-17 por Portugal, Denílson Santos chegou ao Sporting CP na época 2017/2018, com apenas dez anos, passou pelo Polo do Estádio Universitário de Lisboa e rumou à Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, onde fez parte da equipa de iniciados que se sagrou campeã nacional em 2021/2022.