Clube setubalense assegura que com maior financiamento os resultados seriam muito melhores
O Clube de Futebol ‘Os Sadinos’ quer um maior apoio da Câmara Municipal de Setúbal, para elevar o nível competitivo do Boccia na cidade do Sado. A garantia é dada por José Conceição, atleta do clube, que pede mais condições para os elementos do clube treinarem, garantindo que com um maior financiamento da autarquia sadino seria mais fácil alcançar melhores resultados para o emblema setubalense nesta modalidade.
José Conceição, em declarações a O SETUBALENSE, explica que a “grande preocupação” do clube setubalense é que, tratando-se de “actividade lúdica e desportiva” para idosos, a Câmara Municipal de Setúbal “não tem assegurado a parte competitiva” desta modalidade, e também “não tem dado o apoio suficiente” ao clube para a prática da mesma.
Este atleta explica que os membros do clube conseguem ter um dia para treinar, mas quando precisam de treinar mais, a autarquia não disponibiliza espaço. “Temos de vir treinar para aqui nas condições em que estamos. Essa é uma das nossas principais reivindicações. Temos em Setúbal um espaço onde podemos praticar a modalidade, que é o Centro Multicultural da Inclusão Social da divisão de direitos sociais, na Quinta de Santo António, que tem todas as condições, mas nem sempre a autarquia disponibiliza. À terça-feira podemos fazer lá a actividade integrada no grupo do ‘Desportivamente em Reforma’, mas aos outros dias, apesar do espaço não estar a ser utilizado, a autarquia não disponibiliza”, refere.
Apontando o dedo à Câmara Municipal de Setúbal, José Conceição atira que é “como se precisássemos de comer um prato de feijão e dessem só uma colherada de bagos de arroz”. Ainda assim, o atleta do emblema explica que se percebe que a autarquia “poderá ter alguma dificuldade”, mas existem “outras colectividades, outros clubes e outras modalidades a serem muito bem financiadas”. Quanto ao Clube de Futebol ‘Os Sadinos’, numa situação de “idosos que precisam”, habitualmente “tem sempre a mesma resposta, que é não há dinheiro”.
Maior capacidade económica reflecte nos resultados desportivos
José Conceição não tem dúvidas que este desporto tem algumas nuances que, quem tem capacidade económica obtém facilmente melhores resultados. “Quem não tem capacidade económica compete, mas muito dificilmente chega a Jacaré. Seremos sempre lagartixas enquanto as autarquias não apostarem nisto”, realça o atleta de Boccia.
Ainda assim, reforça que, com os poucos meios disponíveis, ‘Os Sadinos’ mostram alguns resultados. “Se nos dessem mais, certamente teríamos mais resultados, mas não é só isso. Aquilo que nós gostaríamos era que a autarquia de Setúbal apostasse claramente neste contexto e não é obrigatório que seja só com Os Sadinos”.
Para o atleta, outras colectividades, outros clubes e outras entidades “poderiam perfeitamente” criar condições. “Se nós tivéssemos condições de prática e de competição em Setúbal, certamente a qualidade dos nossos jogadores seria muito maior”.
A preocupação de José Conceição não passa apenas pelo Boccia, mas também pelo desenvolvimento da actividade para os seniores em Setúbal. “Nós temos centenas, talvez milhares de pessoas que já tendo cabelos brancos, para não situar a idade, são os principais animadores das colectividades”.
No seu entender, não é preciso “gastar muito dinheiro”, mas sim “criar condições” para que os residentes próximos de cada uma das colectividades possam “tirar daí o prazer” de frequentar a colectividade e praticar o desporto.
O Clube de Futebol ‘Os Sadinos’ começou esta modalidade há 14 anos, e nessa altura ainda não havia praticamente material, tendo começado com bolas de ténis com areia dentro. Durante dois anos foi dessa forma que se praticou a modalidade, tendo tudo mudado em 2012, quando o clube foi fazer o primeiro campeonato e ganhou a nível nacional, recebendo como oferta um kit de bolas. Ao longo destes anos foi criada uma dinâmica no clube, ao mesmo tempo com a parceria da câmara, que tem o programa ‘Desportivamente em Reforma’, dirigido a pessoas idosas.
Emblema sadino marca presença em Campeonato Nacional
‘Os Sadinos’ organizaram esta quarta-feira no Campeonato Nacional Boccia Sénior, competição onde no ano passado se sagraram campeões. Nesta prova estiveram em competição cerca de 93 participantes de todo o País, sendo que os vencedores na Liga 1 foram do município de Odivelas, com o 1.º e o 2.º lugar, enquanto na Liga 2 o Clube Águias Alpiarça ficou no topo da tabela.
Da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal vieram 10 atletas, o FC Alverca trouxe 14 participantes, com a Câmara Municipal de Odivelas vieras 27, sendo que o Clube Águias Alpiarça entrou com 8 atletas, com a Câmara Municipal de Santarém – Viver Santarém a participar com 10 atletas e o Clube de Futebol ‘Os Sadinos’ a entrar em prova com 13. Quanto à equipa de arbitragem, foi constituída por cinco elementos.