O CRAM reúne actualmente mais de 4 mil alunos. Quarteto de cordas e cantores mostra-se este sábado no Santuário da Atalaia. Segue-se, a 21 e 22, o espectáculo de coros e ensemble nas igrejas dos Pastorinhos e de Pegões. E, a 4 de Janeiro, a Orquestra Sinfónica dá um concerto de ano novo no CTJA
O Conservatório Regional de Artes de Montijo (CRAM) é mais do que apenas uma instituição de ensino. Assume-se também como um palco vibrante de produção cultural.
E a comprová-lo estão os seus eventos, que constituem uma vitrine do talento e do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo.
Disso são exemplo os “concertos das Orquestras Sinfónica, de Cordas e de Sopros e Percussão, que oferecem interpretações de repertórios variados, desde peças clássicas até contemporâneas e populares”, as “apresentações dos Coros, que destacam o poder do canto colectivo e exploram estilos musicais diversos” e os “bailados, onde os alunos de dança têm a oportunidade de brilhar, mostrando técnica e expressão artística, alguns com orquestra ao vivo”, destaca o CRAM.
Mas também, de igual forma, os “recitais temáticos, que proporcionam uma exploração de repertórios específicos, promovendo a sensibilidade musical”, e os “concertos de professores, que inspiram os alunos ao demonstrar a excelência dos seus mestres e fomentam o gosto pelo estudo”.
“Esses espectáculos não só consolidam a aprendizagem técnica e artística como também promovem a integração com a comunidade, celebrando a arte como um pilar cultural e educacional na região”, sublinha o CRAM, que se prepara para realizar um conjunto de concertos no concelho.
O primeiro está agendado para amanhã, pelas 18h00, no Santuário da Atalaia, com o quarteto de cordas e cantores. Seguem-se no dia 21, na Igreja dos Pastorinhos, e no dia 22, na Igreja de Pegões, sempre com início às 15h30, o espectáculo de coros e ensemble orquestral. No dia 4 de Janeiro, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, actua a Orquestra Sinfónica, para celebrar o novo ano “com um passeio por Viena de Áustria, onde o público poderá através da música visitar o Danúbio, o Palácio Imperial de Hofburg, o Schönbrunn Palace ou o Prater”.
Com mais de 4 mil alunos, o CRAM proporciona aos estudantes “uma experiência artística rica e diversificada, valorizando o desenvolvimento prático e performativo como parte essencial da aprendizagem”.