Liga dos Bombeiros faz alerta e garante que encerramento de urgências de especialidades leva doentes para hospitais a dezenas de quilómetros
O distrito de Setúbal é o que tem mais problemas na emergência pré-hospitalar. A garantia é dada pelo presidente da Liga dos Bombeiros, António Nunes, que defende que os profissionais têm vindo a alertar para a situação, mas que não se estão a fazer sentir “melhorias substantivas”.
Num espaço de comentário na SIC Notícias, o responsável assegurou esta segunda-feira que “há muito tempo” que o alerta tem vindo a ser passado, tanto ao anterior como ao actual Governo, sendo que mesmo assim “não se tem sentido melhorias substantivas”.
“O problema está muitas vezes no encerramento das urgências especializadas, por exemplo falhar a ortopedia, e, portanto, os doentes terem de ser transportados para 70/80 quilómetros de distância”, reforçou o responsável.
No entender de António Nunes, e, alguns desses problemas, no caso da crise da gripe, é esperado pela Liga dos Bombeiros que os hospitais “estejam sensibilizados” para esta situação. “A senhora ministra da Saúde fez um despacho na semana passada sobre isso, e até atribuiu uma prioridade sob a prioridade sobre estas ambulâncias”, sublinhou.
“Nós queremos acreditar que estas equipas vão ter todas as condições para poderem atender os doentes mais urgentes, para os centros onde possam ser atendidos com a maior rapidez”, atirou.
Dispositivo especial do INEM já está em vigor
O Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar (DEEPH) entrou em vigor a 1 de Dezembro com 18 equipas dos bombeiros já constituídas, enquanto a Liga dos Bombeiros e o INEM ultimam uma matriz de organização.
Até ao dia 28 de Fevereiro de 2025 podem ser associadas ao socorro até 100 ambulâncias e respectivas tripulações de bombeiros para fazer frente à actividade gripal e outros vírus respiratórios.
O INEM irá pagar mensalmente às associações de bombeiros o valor diário de 247 euros por equipa, a funcionar 24 horas por dia. À Liga dos Bombeiros compete solicitar aos corpos de bombeiros voluntários que participem neste dispositivo.