Carlos Lima da Cunha está no no Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama desde 2018
Carlos Jorge Gomes Lima da Cunha, professor da disciplina de Física e Química no Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama (AESG), recebeu uma distinção da Agência Espacial Europeia. Esta deve-se ao trabalho do docente, em sala de aula, para a integração do espaço nas actividades lectivas.
O Prémio EspAcial 2024 foi entregue pela delegação portuguesa da European Space Education Resource Office (ESERO), um programa educativa da Agência Espacial Europeia que “atribui [prémios] anualmente a professores do País pelos seus contributos para a integração de matérias relacionadas com o espaço nas práticas de ensino”, como explica a nota de Imprensa da autarquia de Setúbal. Este foi recebido na semana passada por conveniência da 11.ª Conferência de Professores Espaciais, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
O professor Carlos Lima da Cunha, naquela instituição desde 2018, foi reconhecido pela empresa Microsoft, tendo sido considerado um profissional inovador na área da Educação a nível nacional e pela primeira Sala de Aula do Futuro de Portugal, na Escola D. Manuel Martins. A este já lhe tinha sido atribuída a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal, na categoria Ciência e Tecnologia, em 2015.
É natural de Luanda, em Angola, e licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e mestrado em Física Laboratorial, História e Ensino da Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia pela Universidade Nova de Lisboa. É representante dos professores do ensino secundário no Conselho Municipal de Educação de Setúbal.