As actividades vão decorrer no Centro de Estudos Culturais e no Cineteatro Municipal João Mota
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado, anualmente, a 3 de Dezembro, mas a Câmara de Sesimbra vai assinalar dias antes, a 29 e 30 de Novembro com iniciativas que vão decorrer no Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, Sampaio, e no Cineteatro Municipal João Mota .
Através do programa Diferenci’Arte, a autarquia vai sinalizar a diferença e promover a inclusão com workshops para técnicos e auxiliares, oficinas para pais e filhos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e dedicar um dia a apresentações artísticas, com destaque para o espectáculo “Solos Multiplicados” e para a peça de teatro “Habitar o Canto”, pela Companhia de Artes Performativas – Em Movimento.
Sublinha a autarquia que o objectivo destas iniciativas é “promover a diversidade e a interacção entre as pessoas com deficiência e a comunidade escolar, sensibilizar a população para a inclusão através da arte e promover o trabalho colaborativo com técnicos, pais e cuidadores, fornecendo ferramentas para a intervenção inclusiva”.
Neste alinhamento está ainda a missão do Diferenci’Arte de “contribuir para mudanças de atitudes e práticas artísticas que promovam uma inclusão real e efectiva diversidade na comunidade cultural local”.
As inscrições para participar são obrigatórias, mas gratuitas. Dia 29, das 14h00 às 17h00, realiza-se o workshop de Dança Inclusiva no Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, que tem como destinatários técnicos, profissionais da área de intervenção para pessoas com diversidade funcional/NEE, auxiliares de acção educativa e professores.
Dia 30, o Cineteatro Municipal João Mota, entre a 10h00 e as 12h00, recebe também um workshop Dança Inclusiva, dinamizado pela Plural Companhia de Dança e fundação LIGA, dedicado a pais, cuidadores e pessoas com diversidade funcional/NEE. As inscrições podem ser feitas através do e-mail acao.social@cm-sesimbra.pt.
Às 17h30, no mesmo espaço, há Oficinas de Teatro Inclusivo, e às 17h45 os Dueto da Plural Companhia de Dança, versão adaptada de Solos Multiplicados.
Para as seis da tarde está marcada a apresentação teatral “Habitar o Canto”, pela Companhia de Artes Performativas – Em Movimento.
O encerramento está marcado para as 19h10, com entrada gratuita mediante a lotação da sala.