Documento final inclui 72 propostas de contributos recebidas na fase de consulta pública
Após ter sido submetido a consulta pública, o Relatório Final do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Desporto do município de Setúbal (PEDDS) foi aprovado, já integrando as 72 propostas de contributos recebidas na fase de consulta pública. Este documento tem como aspectos centrais a importância do desporto e da actividade física para o desenvolvimento social e económico do concelho sadino.
Este plano estratégico é constituído por três capítulos, sendo eles o enquadramento temático e conceptual do desporto e do seu enquadramento na actividade municipal, a análise da oferta e da procura desportiva, principalmente suportado nos processos de auscultação dos actores locais, e o plano de acção e mecanismos de monitorização e acompanhamento.
Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que a elaboração do documento, que foi coordenada pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, teve como base uma “dinâmica de construção colaborativa” resultante da “participação activa de vários actores”, assim como da “compreensão das necessidades e expectativas dos cidadãos”.
Os aspectos centrais do PEDDS são a importância do desporto e da actividade física para o desenvolvimento social e económico do concelho. Este plano tem como principais objectivos aumentar a “prática regular de desporto e de actividade física, a melhoria da qualidade e gestão das infra-estruturas desportivas municipais e o apoio ao movimento associativo local”.
No intuito de concretizar estes objectivos, na elaboração do documento foi estabelecida uma “abordagem estratégica” que foi baseada num “processo de diagnóstico” que teve por base “metodologias de recolha e análise documental, um inquérito por questionário realizado a todas as entidades e organizações desportivas do concelhio, além de outros métodos de recolha directa, como workshops, focus group e entrevistas”, elucida a edilidade.
Consulta pública resultou em 72 propostas de contributos
Este relatório final provisório esteve submetido a consulta pública entre 16 de Agosto e 26 de Setembro, sendo que durante esse período se registaram cinco participações, que foram posteriormente desagregadas num total de 72 propostas de contributos e/ou comentários. O documento final vai ser agora submetido a deliberação da Assembleia Municipal.
Quanto ao processo de análise, conduzido pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, responsável pela coordenação da elaboração do PEDDS, teve como resultado 29 contributos, dos quais 12 foram parcialmente vertidos para a versão final do documento.
De acordo com o município, estes contributos resultaram, principalmente, na “correcção de dados estatísticos e na densificação de várias fichas de acção”. Já os restantes contributos e/ou comentários não foram acolhidos por “estarem fora do âmbito” do PEDDS ou por “não apresentarem uma proposta concreta de melhoria ou de alteração”.