Setúbal está de parabéns: Com o novo pólo de música. A cidade está mais rica

Setúbal está de parabéns: Com o novo pólo de música. A cidade está mais rica

Setúbal está de parabéns: Com o novo pólo de música. A cidade está mais rica

22 Novembro 2024, Sexta-feira
Custódio Pinto

Foi inaugurado no dia 4 de Novembro do corrente, no antigo Externato Diocesano de Sebastião da Gama, o Novo Pólo da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, situado na Avenida Luísa Todi.
É uma escola que possui oito salas para aulas de música, um ginásio, uma sala de informática, uma biblioteca, cinco salas de aula e um vasto espaço livre para os alunos confraternizarem nos seus intervalos, num ambiente de natureza, proporcionando a criatividade e momentos agradáveis. Esta obra foi financiada pelo Ministério da Educação, com o apoio do Senhor Cardeal D. Américo Aguiar (IV Bispo de Setúbal) e da Diocese de Setúbal, da Câmara Municipal de Setúbal, de várias entidades e da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi.
O antigo Externato Diocesano, antes foi a célebre e inédita escola Industrial e Comercial João Vaz, mais conhecida pela “A Saboaria”, com a secção da Indústria, noutro local, também na Avenida Luísa Todi. Eu, fui um dos muitos que frequentaram e concluíram ali o curso comercial, que recordo com saudades de alguns. A não esquecer, os professores deste curso, designadamente: o Dr. Marques da Costa, na disciplina de História; o Engenheiro Medeiros, na disciplina de Matemática, que também era o director da “João Vaz”, o Dr. Portugal da Silveira, na disciplina da Língua Portuguesa; o Dr. Jorge Salgado, na disciplina de Contabilidade, o Dr. Honório dos Santos e Guerra, na disciplina de Estenografia, o Dr. Vidal, na disciplina de Caligrafia, e ainda tive a honra de ter sido aluno do professor poeta Sebastião da Gama, na disciplina de Francês.
E as operetas feitas pelos alunos, de que o grande entusiasta e impulsionador foi o engenheiro Medeiros, a “Leiteira – Entre Arroios” e a “Flor de Liz”, com muito sucesso na época em Setúbal e noutras cidades do país, entre as quais Évora, onde foi apresentada no Teatro Garcia Rezende (com varias sessões, sempre esgotadas).
E a equipa de futebol dos alunos da escola, com a grande rivalidade, com os ex-alunos do antigo liceu, em que muitos dos jogos eram realizadas no velhinho campo dos Arcos do Vitória Futebol Clube.
Ainda me recordo do magistral cortejo do último dia do encerramento da Escola “João Vaz”, na Avenida Luísa Todi, até à inauguração da nova Escola, hoje Sebastião da Gama, com um aliciante programa abrilhantado pela célebre e inédita orquestra, “Perez Prado”, com baile e jantar, quase toda a noite. Que maravilha, que nunca consegui esquecer e onde fui muito feliz.
E esta foi mais uma pequena história que quis relembrar e dar a conhecer o que foi a célebre e esquecida escola “Industrial e Comercial João Vaz”, “A Saboaria” e recordar esta e outras histórias da cidade do rio azul, com uma das mais belas baías do mundo. É viver.
Escrevo com o meu coração repleto de memórias e com a simplicidade em cada momento da minha vida. Carpe Diem!
Viva Setúbal!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -