Alvalade Medieval, que decorre na freguesia de Alvalade do Sado, foi a escolhida pelo público
A Alvalade Medieval, a maior Feira Medieval do Litoral Alentejano realizada em Santiago do Cacém, foi a vencedora na categoria “Mais Património” dos Prémios da Revista Mais Alentejo 2024. O município tinha ainda nomeado para a categoria “Mais Prazeres & Sensações” a Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo.
As votações decorreram até 3 de Novembro na página electrónica da revista Mais Alentejo e os votantes decidiram atribuir o prémio ao certame organizado pela Associação Cultural Amigos de Alvalade (ACAA).
Em cerimónia realizada no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, na semana passada, e para receber o prémio, estiveram a vereadora na Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Mónica Pires, o chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Turismo, João Queimado, e membros da Direcção da ACAA.
O evento, que teve a sua primeira edição em 2002, decorre durante três dias em que “os alvaladenses trajam a rigor e recriam espontaneamente as vivências do burgo” para também recriar “tradições, hábitos e costumes conjugando cultura, património e turismo”, como explica a nota de Imprensa da autarquia santiaguense.
O ponto alto das comemorações é quando El-Rei D. Manuel I concede a Carta Foral a Alvalade, onde se recria um momento que ocorreu a 20 de Setembro de 1510. É o centro histórico de Alvalade que recebe o membro da realeza, e é neste local em que decorre um cortejo pelas ruas com “mercadores, artesãos, trovadores, cavaleiros, centenas de figurantes trajados a rigor, da rica donzela ao camponês, do leproso ao senhor bispo, num cenário perfeito para este regresso ao passado”.
Os prémios da revista com foco no Alentejo têm como objectivo “distinguir, anualmente, pessoas, entidades, instituições, empresas e projectos que revelem, nas mais variadas áreas, a alma, a força e identidade do Alentejo”.