PCP apresenta mais de 20 propostas para o OE com construção da Secundária de Azeitão em destaque

PCP apresenta mais de 20 propostas para o OE com construção da Secundária de Azeitão em destaque

PCP apresenta mais de 20 propostas para o OE com construção da Secundária de Azeitão em destaque

Comunistas querem 17 milhões para modernizar o Arsenal do Alfeite e esperam abertura do concurso para construção do Hospital do Seixal 

O PCP quer que seja criado um passe que ligue a Área Metropolitana de Lisboa às regiões do Alentejo Litoral e Alentejo Central, no valor máximo de 50 euros, para criar uma solução inter-regional para trabalhadores e residentes da Península de Setúbal que tenham de se deslocar a estas localidades.

- PUB -

Estas, e mais de 20 medidas em áreas da mobilidade, da educação e da saúde foram ou vão ser apresentadas pelo partido para constarem na alteração do Orçamento do Estado 2025 (OE2025) e foram ontem elencadas em conferência de Imprensa na sede do partido, em Setúbal.

No que diz respeito ao concelho de Setúbal os comunistas querem que o Governo possa requalificar a Escola Básica de Azeitão, e ainda, construir uma escola secundária nesta zona que possa servir a população de Azeitão e Quinta do Conde – bem como construir uma escola básica em Fernão Ferro, no Seixal. Querem ainda o reforço de verbas para que as autarquias possam fazer obras nas escolas da sua responsabilidade. 

Ainda na temática dos transportes pretendem que as viagens de ferryboat entre Setúbal e Tróia esteja incluída no Passe Navegante – uma reivindicação que os presidentes das autarquias de Setúbal, Grândola e Alcácer do Sal têm feito junto do Governo – bem como a passagem desta modalidade de transportes para o domínio público – sendo que o transporte é agora explorado pela Atlantic Ferries.

- PUB -

A reposição de comboios na Linha do Sul e na Linha do Alentejo, para ligar a península ao Litoral Alentejano, é outra das medidas elencadas.

Querem também que a gratuitidade do passe seja estendida às pessoas com mais de 65 anos e, pedem, que não sejam aumentados os títulos de transporte ou o valor do passe. No que diz respeito à travessia fluvial feira entre as margens do Rio Tejo, a cargo da empresa Transtejo/Soflusa, querem que seja dada uma verba de 10 milhões de euros para que a empresa possa fazer mais contratações e requalificar e modernizar os navios utilizados.

Comunistas querem modernização do Arsenal do Alfeite por 17 M€

- PUB -

Uma das maiores verbas, na ordem dos 17 milhões de euros, é indicada para a modernização do Arsenal do Alfeite, em Almada, para a “concretização de investimentos que já estão há muito identificados como é o caso do alargamento da doca e do cais”, como explicou a deputada pelo círculo eleitoral de Setúbal, Paula Santos, durante a conferência em que se fez acompanhar de Eduardo Vieira, da Direcção Regional de Setúbal (DORS) do PCP.

Para a Trafaria, em Almada, os comunistas querem a construção de um porto de pesca e, defendem, a modernização do Laboratório Nacional de Metrologia do Instituto Português da Qualidade, no Monte da Caparica, também em Almada.

Na área da Saúde, propõem ao Governo que proceda à abertura do procedimento concursal do Hospital do Seixal, uma reivindicação que tem mais de duas décadas, e também para os centros de saúde do Feijó e de Fernão Ferro, em Almada e no Seixal

Outras medidas prendem-se com a requalificação de esquadras de polícia nomeadamente os postos da GNR de Paio Pires e de Fernão Ferro, e as esquadras da PSP da Cruz de Pau e do Seixal. Ainda neste concelho, querem ver construídas a nova Divisão da PSP do Seixal, bem como novas instalações para a PSP do Montijo e GNR do Afonsoeiro, no município montijense.

No que diz respeito a novas obras e construções esperam ver consignado no OE2025 a Terceira Travessia do Tejo, no modelo rodoferroviário, o novo aeroporto de Alcochete, o alargamento do Metro Sul do Tejo, e, a modernização das oficinas da CP – Comboios de Portugal, no Barreiro. Bem como a ponte que liga este município ao do Seixal.

Ao nível das estradas querem a edificação de estradas e variantes nomeadamente obras no Itinerário Principal 8 (IP8), que liga Sines a Vila Verde de Ficalho, na fronteira com Espanha, e a requalificação do Itinerário Complementar 1 (IC1) na ligação a Palma com Alcácer do Sal. Pedem também a eliminação das portagens na Autoestrada 33 (A33) e na A2 na ligação Almada-Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -