Câmara da Moita decide sair da Associação Intermunicipal de Água

Câmara da Moita decide sair da Associação Intermunicipal de Água

Câmara da Moita decide sair da Associação Intermunicipal de Água

Proposta passou com voto de qualidade exercido pela vice-presidente Sara Silva, que dirigiu os trabalhos na ausência do presidente Carlos Albino. CDU votou contra

O executivo camarário da Moita aprovou esta quarta-feira, em reunião privada, a saída do município da Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal, decisão que terá agora de ser ratificada pela Assembleia Municipal.

- PUB -

A proposta apresentada pela gestão socialista passou com o voto de qualidade exercido pela vice-presidente Sara Silva – que dirigiu os trabalhos na ausência do presidente Carlos Albino –, face aos quatro votos favoráveis (três do PS e um do vereador independente Ivo Pedaço) e quatro contra (da CDU) registados. E a discussão foi acesa, apurou O SETUBALENSE.

Na proposta, a gestão socialista lembra que “o desenvolvimento do projecto ‘Sistema Intermunicipal de Abastecimento em Alta à Península de Setúbal’ é o principal intuito da associação”. Projecto que, lê-se no documento, “tem como modelo de gestão a constituição de uma empresa municipal”.

“Face à opção por esta solução, deve ter-se em atenção que este modelo implicaria a alienação pelo município da Moita de activos seus, tendo depois de suportar os custos da aquisição dos serviços de abastecimento de água à empresa intermunicipal”, explica a maioria PS no documento, para aprofundar de seguida as razões que levaram a propor o abandono do município da Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal.

- PUB -

“Trata-se de um modelo que valoriza as instalações e não as reservas de água do município, e que implicaria que o município da Moita perdesse, a breve trecho, a gestão de um recurso seu, e um recurso vital e estratégico, ficando inteiramente dependente de uma entidade externa, que poderia determinar aumentos de preço que o município não conseguiria evitar”, considera.

Nesse âmbito, os socialistas justificam que “a participação da Moita no Sistema Intermunicipal de Abastecimento de Água em Alta à Península de Setúbal não é a solução que melhor acautela os interesses municipais em causa”.

O município da Moita – que neste mandato também já decidira sair da Associação de Municípios da Região de Setúbal – integra a Associação Intermunicipal de Água (AIA) desde 2008, ano em que esta última entidade foi constituída. Dos nove municípios que compõem a península de Setúbal, apenas o Montijo não é membro da AIA. A Moita pode vir a deixar de o ser, caso a Assembleia Municipal aprove (por maioria) a decisão da Câmara Municipal.

- PUB -

A Assembleia Municipal da Moita é composta por 15 membros eleitos pelo PS, 10 pela CDU, 2 pelo Chega, 2 pelo Bloco de Esquerda e ainda outros 2 pelo PSD.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -