Revelação foi feita pelo autarca na sessão de encerramento do Fórum Turismo Palmela. Campanha e plano estratégico também na forja
Palmela vai ter um Conselho Municipal de Turismo. O anúncio foi feito por Luís Miguel Calha, vice-presidente da autarquia, no encerramento do Fórum Turismo Palmela, que no passado dia 30 juntou no Cine-Teatro São João mais de uma centena de participantes ligados ao sector.
De acordo com o autarca, o futuro Conselho Municipal funcionará como “fórum local de reflexão, debate e construção do futuro turístico do concelho” e irá envolver todos os agentes deste ramo de actividade.
Mas esta não foi a única revelação do vereador, que é responsável pelo pelouro do Turismo e do Desenvolvimento Económico. Luís Calha anunciou ainda “uma grande Campanha Turística de Experiências Únicas e Inesquecíveis e Momentos Genuínos e Autênticos” a ser lançada ainda este ano bem como “a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico”, com o intuito de “projectar, a partir do próximo ano, o futuro da actividade até 2030”.
No balanço ao trabalho que o município tem vindo a desenvolver na área, o autarca realçou o resultado da “estratégia pró-activa de captação de investimento” para o concelho, que aponta actualmente para “a criação de 10 novas unidades hoteleiras e 4 mil camas nos próximos anos”.
A edição deste ano do fórum foi subordinada ao tema “Turismo e Paz”. A iniciativa contou com dois painéis principais, um que se debruçou sobre a “Economia Sustentável” do turismo e outro alusivo ao sector como “Instrumento para a Paz”. Participaram oradores em representação de várias entidades. A saber: IDtour Unique Solutions, Turismo de Portugal, GNR, Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e Câmara Municipal de Sesimbra.
A forma como Palmela tem vindo a trabalhar a acessibilidade no património e em equipamentos culturais, principalmente no Castelo, foi uma das várias questões que estiveram em debate, já que este é um exemplo tido como caso de estudo nacional.
Promovido pelo município, o Fórum Turismo Palmela contou com os apoios da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.