“Mais Ordem, Mais Profissão” expôs ideias aos psicólogos da região Sul

“Mais Ordem, Mais Profissão” expôs ideias aos psicólogos da região Sul

“Mais Ordem, Mais Profissão” expôs ideias aos psicólogos da região Sul

Eleições para a OPP realizam-se a 29 de Novembro e uma das três listas esteve na cidade a recolher contributos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) prepara-se para ir a eleições já no próximo dia 29 de Novembro. A escrutínio estão três diferentes listas que se candidatam aos cargos de bastonário/a da ordem, direcções regionais de Norte, Centro, Sul e ilhas, conselho fiscal, conselho jurisdicional, conselho de supervisão, e, colégios de especialidades.

- PUB -

A lista “Mais Ordem, Mais Profissão”, liderada por Sofia Ramalho – actual vice-presidente dos OPP e candidata a bastonária – e com Carla Fernandes como candidata à presidência da delegação regional Sul (DRS) esteve ontem em Setúbal, no auditório do Mercado do Livramento, para apresentar as linhas gerais da candidatura.

Numa sala composta por dezenas de pessoas, na sua maioria profissionais da psicologia, a candidata a bastonária da ordem defendeu a criação de Conselhos Locais de Saúde Mental, que existem agora em modelo regional e apenas nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, e, Algarve.

Estes têm como objectivo pensar um “conjunto de estratégias em diferentes contextos” para chegar, com mais facilidade, aos utentes.

- PUB -

Em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE refere-se que o distrito de Setúbal é o que conta com o maior número de psicólogos, logo a seguir ao de Lisboa e que, também por isso, há necessidade de construir “uma profissão mais inclusiva, participada, e alinhada com os desafios da actualidade”.

Também por isso a candidata à DRS defendeu medidas como “reforçar a criação de redes de inter-visão entre psicólogos como forma de promover as boas práticas de intervenção psicológica e o auto-cuidado dos profissionais, promover a cooperação entre instituições do sector social para a urgente implementação de um plano estratégico conjunto de sustentabilidade, e, reforçar o trabalho desenvolvido ao nível dos Conselhos Regionais de Saúde Mental, bem como o incentivo à criação dos Conselhos Locais de Saúde Mental”.

No encontro, aberto a todos os profissionais desta área da saúde mental, esteve também presente o candidato a número um à Assembleia de Representantes Sul, Tiago Pereira. A DRS abrange os distritos de “Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro, num total de mais de 13 mil psicólogos, aproximadamente 50% do total de membros da OPP”.

- PUB -

Às eleições concorrem ainda duas outras listas, uma das quais denominada “Psicólog@s Pel@s Psicólog@s” que coloca Vítor Coelho como candidato ao círculo eleitoral da DRS, e, Ana Conduto para bastonária da OPP. No caso da lista “Reforçar a Psicologia – Todos Somos Ordem” apresentam- -se como candidatos à DRS Isabel Matos, e Eduardo Carqueja a bastonário da ordem.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -