Quinta do Anjo celebra por quatro dias promessa que foi feita há 268 anos

Quinta do Anjo celebra por quatro dias promessa que foi feita há 268 anos

Quinta do Anjo celebra por quatro dias promessa que foi feita há 268 anos

Manifestações religiosas assumem particular destaque. Programa conta com Jorge Nice, Rosinha, Simão Correia, DJ Pedro Monchique e largadas

Duas Procissões, cinco Eucaristias, Leilão dos Santos, seis largadas de toiros e as actuações de Jorge Nice, Rosinha, Simão Correia e DJ Pedro Monchique são alguns dos destaques da Festa de Todos os Santos em Quinta do Anjo, que arranca esta quinta-feira e prolonga-se até ao próximo domingo.

- PUB -

Durante quatro dias, esta que é uma das festividades que “alia” a vertente religiosa à profana, além de se constituir como um dos momentos de maior simbolismo em termos de devoção no concelho de Palmela, mantém acesa a chama de uma tradição iniciada há mais de dois séculos e meio. “Com 268 anos de história, esta é uma das celebrações mais antigas e queridas da nossa terra. Um evento que honra a promessa feita após o terramoto de 1755, quando a aldeia foi poupada”, lê-se na publicação feita na página administrada pela Associação de Festas de Quinta do Anjo no Facebook.

A inauguração desta 268.ª edição da festa está marcada para as 20h30 de quinta-feira, no salão nobre da Sociedade de Instrução Musical (SIM).

Um concerto com Jorge Nice, na sala da SIM, seguido da primeira de seis largadas de toiros – promovidas pelo Snack Bar Basquitos – e a actuação do DJ Pedro Monchique completam a programação do primeiro dia.

- PUB -

A Procissão de Todos os Santos – com saída da Igreja de Nossa Senhora da Redenção – é um dos principais destaques na sexta-feira, 1 de Novembro (Dia de Todos os Santos). Esta celebração tem início pelas 15h30 e antecede outro momento de forte simbolismo: o Leilão dos Santos, anunciado para as 17h30 (sala da SIM). Neste feriado, destaca-se ainda do programa a subida ao palco da Orquestra Barroca da Sociedade Filarmónica Humanitária (na Igreja de N. Sra. da Redenção), pelas 19h00, e o espectáculo com Rosinha (22h30), na sala da SIM.

Sábado é o dia com maior número de actividades, que se iniciam logo pela manhã. Mas, é a partir da tarde que têm lugar os momentos mais significativos: romaria ao cemitério (com homenagem aos festeiros de Quinta do Anjo), pelas 15h00; actuações do Grupo Coral Modalentejo (17h30) e do Grupo de Cavaquinhos da SFPA (18h30); da Orquestra e Coro da SIM (21h30); e da banda “A Kind of Queen” (23h15).

Para o derradeiro dia da festa, domingo, está agendada a caminhada “Todos os Santos Ajudam” (10h00), um concerto da Camerata de Estudantes do Instituto Superior Técnico (na Casa do Arrabidine, pelas 15h30) e a sexta e última largada de toiros. Momento alto acontece a partir das 18h00 com a Procissão das Velas, com saída da capela da Quinta da Fonte do Anjo. À noite a actuação da Banda da Sociedade de Instrução Musical (21h30) e o concerto com Simão Correia (22h30) marcam o encerramento das festividades (na sala da SIM).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -