Manifestações religiosas assumem particular destaque. Programa conta com Jorge Nice, Rosinha, Simão Correia, DJ Pedro Monchique e largadas
Duas Procissões, cinco Eucaristias, Leilão dos Santos, seis largadas de toiros e as actuações de Jorge Nice, Rosinha, Simão Correia e DJ Pedro Monchique são alguns dos destaques da Festa de Todos os Santos em Quinta do Anjo, que arranca esta quinta-feira e prolonga-se até ao próximo domingo.
Durante quatro dias, esta que é uma das festividades que “alia” a vertente religiosa à profana, além de se constituir como um dos momentos de maior simbolismo em termos de devoção no concelho de Palmela, mantém acesa a chama de uma tradição iniciada há mais de dois séculos e meio. “Com 268 anos de história, esta é uma das celebrações mais antigas e queridas da nossa terra. Um evento que honra a promessa feita após o terramoto de 1755, quando a aldeia foi poupada”, lê-se na publicação feita na página administrada pela Associação de Festas de Quinta do Anjo no Facebook.
A inauguração desta 268.ª edição da festa está marcada para as 20h30 de quinta-feira, no salão nobre da Sociedade de Instrução Musical (SIM).
Um concerto com Jorge Nice, na sala da SIM, seguido da primeira de seis largadas de toiros – promovidas pelo Snack Bar Basquitos – e a actuação do DJ Pedro Monchique completam a programação do primeiro dia.
A Procissão de Todos os Santos – com saída da Igreja de Nossa Senhora da Redenção – é um dos principais destaques na sexta-feira, 1 de Novembro (Dia de Todos os Santos). Esta celebração tem início pelas 15h30 e antecede outro momento de forte simbolismo: o Leilão dos Santos, anunciado para as 17h30 (sala da SIM). Neste feriado, destaca-se ainda do programa a subida ao palco da Orquestra Barroca da Sociedade Filarmónica Humanitária (na Igreja de N. Sra. da Redenção), pelas 19h00, e o espectáculo com Rosinha (22h30), na sala da SIM.
Sábado é o dia com maior número de actividades, que se iniciam logo pela manhã. Mas, é a partir da tarde que têm lugar os momentos mais significativos: romaria ao cemitério (com homenagem aos festeiros de Quinta do Anjo), pelas 15h00; actuações do Grupo Coral Modalentejo (17h30) e do Grupo de Cavaquinhos da SFPA (18h30); da Orquestra e Coro da SIM (21h30); e da banda “A Kind of Queen” (23h15).
Para o derradeiro dia da festa, domingo, está agendada a caminhada “Todos os Santos Ajudam” (10h00), um concerto da Camerata de Estudantes do Instituto Superior Técnico (na Casa do Arrabidine, pelas 15h30) e a sexta e última largada de toiros. Momento alto acontece a partir das 18h00 com a Procissão das Velas, com saída da capela da Quinta da Fonte do Anjo. À noite a actuação da Banda da Sociedade de Instrução Musical (21h30) e o concerto com Simão Correia (22h30) marcam o encerramento das festividades (na sala da SIM).