Resultados líquidos alcançaram os 241,4 milhões de euros e o volume de negócios também aumentou para 7,4%
A Navigator encerrou os três primeiros trimestres deste ano com um crescimento de 20,3% nos resultados líquidos o que significa o alcance de 241,4 milhões de euros. A The Navigator Company dá ainda conta do aumento do volume de negócios em 7,4%, que atingiu os 1.569M€.
Em comunicado a empresa, com um complexo industrial situado na Mitrena, em Setúbal, explica que os resultados são “fruto da resiliência da Navigator perante a volatilidade do mercado, da sua eficiência na gestão do mix de negócios, da estratégia comercial e do controlo de custos”.
Os bons resultados registados, em termos comerciais são graças à “robustez dos preços de papel de impressão, de embalagem e de tissue e o maior peso dos novos segmentos de negócio, tissue e packaging”.
Explicam que desde o início do ano que pela, Europa e pelo Mundo, tem havido uma maior procura por papel UWF (impressão e escrita não revestido) e que, devido à robustez do modelo de negócio assente em diferenciação, produtos premium e marcas próprias fortes nos diferentes mercados”, a Navigator conseguiu que as vendas de papel de impressão e embalagem crescessem mais 17% nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo”.
A empresa anunciou também uma série de medidas que vai levar a cabo em solidariedade com as famílias que perderam os seus bens essenciais nos incêndios de Setembro. Assim, vão implementar “meios de apoio para que seja possível seleccionar e segregar a madeira sem quaisquer vestígios de carvão, valorizando-a”, continuar “a pagar a madeira das regiões assoladas pelos trágicos incêndios a preço de mercado”, reforçar as “ajudas à aquisição de equipamentos florestais e disponibilizados adiantamentos de tesouraria aos nossos fornecedores e parceiros atingidos por este flagelo”, assim como a madeira queimada, ou com vestígios de carvão, ser utilizada “para fins industriais, será aceite a sua utilização como fonte de biomassa triturada para produção de energia renovável, sendo igualmente paga a preços de mercado”.
Ainda em valores, e tendo em conta o packaging, o “volume de vendas da Navigator neste segmento aumentou 108% em comparação com o mesmo período do ano anterior”. “Actualmente, 70% das vendas são efectuadas na Europa, com destaque para a Ibéria, Itália e França, e os restantes 30% em mercados externos, com a Turquia e o Norte de África a evidenciarem-se como os maiores mercados”.
A entrada de novos segmentos, nomeadamente na área de Embalagem Flexível, tem contribuído para que a empresa possa “gerar volumes mais significativos” sendo que o segmento das caixas foi o que mais cresceu.