Sessão tem lugar na Galeria Municipal e integra programa da equipa municipal para a “Igualdade”
A equipa municipal para o tema da “Igualdade” leva hoje a efeito uma aula aberta com a socióloga Dulce Morgado Neves, sobre o projecto “Abril Mater: Estudo sobre o parto antes e depois da Revolução de 25 de Abril”. A sessão realiza-se, pelas 15 horas, na Galeria Municipal do Montijo.
A iniciativa insere-se num programa criado pela referida equipa, que tem como objectivo evidenciar “o papel das mulheres na luta antifascista”, no ano em que se comemora o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos, e o assinalar do Dia do Municipal para a Igualdade, que se celebrou ontem.
No âmbito deste programa, realiza-se amanhã na sala da Assembleia Municipal a inauguração da exposição intitulada “Além das Grades: Mulheres do Montijo na Luta pela Liberdade” e uma sessão de esclarecimento com Maria da Conceição Matos, que foi presa pela PIDE e que partilhará a sua história.
Ontem, a autarquia montijense lançou o 13.º episódio do podcast “Igualdade em Foco”, com Dulce Morgado Neves como convidada.
Este ano, a Câmara Municipal foi distinguida com o prémio “Viver em Igualdade”, atribuído pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). Esta foi a terceira vez que o município montijense foi reconhecido pela CIG. A cerimónia de entrega de prémios decorreu ontem, em Vila de Rei, Castelo Branco, com a vereadora Marina Birrento a receber a distinção atribuída à autarquia do Montijo.