Recepção realizada no Parque Municipal de Exposições permitiu estreitar laços, trocar experiências e “acertar agulhas” com eleitos locais
A recepção a professores e pessoal não docente da comunidade educativa da Moita, na passada sexta-feira, foi um dos momentos altos da Quinzena da Educação, que a Câmara Municipal decidiu promover de 8 a 22 deste mês, para assinalar o arranque do novo ano lectivo. A iniciativa juntou largas dezenas de professores e auxiliares de acção educativa no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita.
O habitual encontro – que permite estreitar laços, trocar experiências e “acertar agulhas” com eleitos locais em contexto informal – foi marcado por forte convívio, alicerçado numa componente de animação musical.
As “honras da casa” foram feitas por Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita, acompanhado pelos vereadores António Carlos Pereira e Anabela Rosa, pelo presidente da Assembleia Municipal, António Duro, e ainda pelos presidentes das quatro juntas de freguesia do concelho – Fabrício Pereira (Moita); Bárbara Dias (Baixa da Banheira/Vale da Amoreira); Artur Varandas (Alhos Vedros); e Ana Costa (Sarilhos Pequenos/Gaio-Rosário). E, apesar do carácter informal da ocasião, os eleitos reconheceram “a importância do encontro”, enquanto momento capaz “de proporcionar uma maior aproximação entre as autarquias e o pessoal docente e não docente dos estabelecimentos de ensino do concelho”, salienta o município, em nota de Imprensa.
Além disso, a iniciativa serviu também para “injectar” uma renovada dose de confiança e motivação nos profissionais do sector educativo, quando Carlos Albino destacou o empenho de cada um “em prol de um serviço de educação pleno e de excelência para todos aqueles que estudam no concelho”.
O líder do executivo municipal salientou ainda os investimentos realizados pela autarquia, para melhoramento das condições de ensino. Lembrou “as obras feitas em várias escolas, como novas salas, a distribuição gratuita dos cadernos de exercícios aos alunos do 1.º ciclo e até mesmo as obras da nova Divisão de Desenvolvimento Educativo” que estão em curso.
A Quinzena da Educação iniciou-se no passado dia 8 com a recepção a todos os alunos que ingressaram pela primeira vez no ensino pré-escolar e no 1.º ciclo. Os jovens puderam assistir à peça musical “A Dama e o Vagabundo”, apresentada em palco pela cooperativa cultural GATEM no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira. E, no final, foram presenteados com “um kit com uma bolsa, um diploma de participação, um boné e um estojo”.
A Quinzena da Educação terminou na passada terça-feira com a entrega de diplomas de participação no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) a trabalhadores do município (ver caixa).
Qualificação Trabalhadores certificados com nível de 12.º ano
Trinta e seis trabalhadores da Câmara da Moita receberam, na última terça-feira, os diplomas de certificação de nível secundário (12.º ano), que alcançaram ao abrigo da participação no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). A cerimónia, que decorreu nos Paços do Concelho, fechou “com chave de ouro a Quinzena da Educação”, disse António Carlos Pereira, vereador responsável pela Divisão Educativa, a O SETUBALENSE.
Além de Carlos Albino, presidente da Câmara, e dos vereadores António Pereira e Anabela Rosa, marcaram presença na cerimónia Maria João Alves, da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, Margarida Oliveira, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (Centro de Emprego do Barreiro), Dália Sousa, coordenadora do Centro Qualifica da Escola Secundária da Baixa da Banheira e representantes de várias entidades parceiras.