Neste encontro foram também destacadas as medidas já tomadas pelo Governo que impactaram positivamente a região
O Arco Ribeirinho Sul foi um dos temas centrais no Congresso Nacional do PSD, realizado neste fim-de-semana em Braga, assim como as eleições autárquicas do próximo ano. Paulo Ribeiro, presidente da Distrital do PSD de Setúbal, mostrou-se confiante na conquista do PSD de pelo menos uma Câmara Municipal no distrito, contando com a ajuda de Luís Montenegro.
Paulo Ribeiro destacou neste congresso que o novo desafio para o distrito sadino são as eleições autárquicas de 2025. “Não tenho dúvidas que nas autárquicas vamos assistir à primeira Câmara Municipal do PSD no distrito. Pode ser no Montijo, mas podem também ser outras. Se os outros distritos beneficiam da competência dos autarcas do PSD, no distrito de Setúbal o mesmo também deve ser feito”, referiu na sua intervenção.
O líder da distrital sadina mostrou-se confiante na contribuição do distrito para o partido social-democrata ganhar a Associação Nacional de Freguesias e a Associação Nacional de Municípios. “Precisamos da tua ajuda [Luís Montenegro] e sei que não falharás. O distrito de Setúbal também merece o PSD à frente dos seus destinos autárquicos”, atirou.
O secretário de Estado da Protecção Civil teve ainda a oportunidade de destacar as medidas já tomadas pelo Governo que impactaram positivamente o distrito, com a garantia que está a ser feito um trabalho sério no desenvolvimento da região setubalense.
Já o presidente do partido laranja e primeiro-ministro, Luís Montenegro, decidiu neste contexto anunciar uma decisão sobre a Área Metropolitana de Lisboa (AML), desenvolvido em três polos para, “de forma concertada, erguer uma grande polis com duas margens”. “Uma metrópole vibrante e homogénea que não seja como é hoje tão contrastante nas duas margens do rio Tejo”, concretizou.
Para tal, anunciou a criação da Sociedade de Gestão Reabilitação e Promoção Urbana, a que o Governo dará o nome de Parque Humberto Delgado, e que “será o instrumento para pensar, projectar e ordenar o Arco Ribeirinho Sul nos municípios de Almada, Barreiro e Seixal”.
O congresso também resultou na eleição de vários militantes do distrito de Setúbal para o Conselho Nacional do partido social-democrata, que se dividiram em quatro listas. Na lista oficial constam os nomes de Maria Luís Albuquerque, Teresa Morais, Nuno Matias e Lénia dos Anjos. Tiago Sousa Santos foi eleito pela Lista B, Paulo Calado pela Lista C e Luís Rodrigues pela Lista D.