Trabalho da Câmara Municipal elogiado pela Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR
O trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal foi elogiado pela Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que o considerou “um exemplo do ponto de vista da captação de fundos”. O município de Setúbal é o terceiro do ranking nacional, composto por mais de uma centena de entidades, que mais fundos absorve no âmbito do PRR, com um total de 150,9 milhões de euros.
O reconhecimento da autarquia foi feito por Pedro Dominguinhos, presidente da CNA, no decorrer de uma visita a locais onde decorrem obras financiadas pelo PRR, onde esteve acompanhado por André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal.
O autarca sadino reafirmou que o município está a desenvolver “todos os esforços” para captar fundos comunitários, tendo como objectivo garantir “a melhor qualidade de vida” aos setubalenses.
“O nosso grande desafio é fazer tudo o que está ao nosso alcance para assegurar que quem escolheu viver neste concelho tenha as melhores condições de vida. É por isso que estamos a desenvolver um trabalho que nos orgulha muito, aproveitando os fundos comunitários disponíveis para alcançar estes objectivos”, disse o autarca sadino.
Já Pedro Dominguinhos afirmou que sai de Setúbal “confiante” com o trabalho que está a ser desenvolvido pela autarquia, que “está no top 5 dos beneficiários, a nível nacional, que mais incentivos têm recebido” do PRR, sendo “um exemplo do ponto de vista da captação de fundos”.
Foi também sublinhado pelo responsável pelo acompanhamento do PRR o facto de a autarquia ter mobilizado “uma equipa que conseguiu fazer as candidaturas, aprová-las e garantir a sua implementação”, assim como assegurar questões adicionais, “nomeadamente no que diz respeito à habitação, em que houve a necessidade de realojar as famílias no período em que decorrem as obras”.
A visita que se realizou na passada sexta-feira fez parte dos Roteiros de Proximidade da CNA, que está a percorrer o País com o objectivo de verificar no terreno “em que ponto está o desenvolvimento dos projetos do e identificar eventuais obstáculos e dificuldades junto dos beneficiários finais para que a comissão possa fazer chegar essas preocupações junto dos decisores políticos”, explicou Pedro Dominguinhos.
Foi feita uma reunião nos Paços do Concelho, onde foram apresentados por André Martins todos os investimentos que estão em curso ou em vias de concretização no concelho nas áreas da habitação, saúde, educação e desporto, no valor total de perto de 151 milhões de euros.
“Transmitimos toda a dimensão da obra que estamos a desenvolver, mas também as grandes dificuldades que sentimos relacionadas com burocracias que, algumas vezes, condicionam o nosso trabalho e impedem-nos de atingir rapidamente os nossos objetivos para cumprir os prazos de execução do PRR”, realçou o líder autárquico.
Depois da reunião, a comitiva realizou visitas às obras de reabilitação dos bairros de habitação municipal da Alameda das Palmeiras e do Forte da Bela Vista. O autarca explicou que estas “estão a ser alvo de uma grande transformação para garantir as melhores condições de qualidade de vida aos moradores”.
Também integraram a visita os locais onde vão ser construídos a Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista, o Centro Escolar Barbosa du Bocage e o anfiteatro do Bairro dos Pescadores. Para Pedro Dominguinhos, esta visita foi esclarecedora da forma “como o PRR pode alterar de forma positiva os territórios”.
Presente esteve também o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, que afirmou que o PRR “está a promover uma grande transformação na qualidade de vida nos bairros de habitação pública” da freguesia, num “trabalho de grande envolvimento entre todos, incluindo a Junta de Freguesia”.