Intervenções deverão representar um investimento de 240 mil euros, até ao final do ano
Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) deram início a várias acções para garantir o correcto funcionamento da rede pluvial em todo o município, tendo em conta que é no Outono que a limpeza desta rede assume “particular importância” nos espaços urbanos. Estas intervenções deverão representar um investimento de 240 mil euros, até ao final do ano.
Esta limpeza consiste em “remover os resíduos acumulados” na rede, fazendo com que as águas da chuva sejam transportadas “com rapidez em caso de pluviosidade intensa e de duração prolongada”. Em nota de Imprensa, os SMS explicam que os trabalhos estão a ser feitos em superfície, com limpeza de sarjetas, sumidouros, ramais de ligação e colectores, e também em profundidade, pelos colectores, passagens hidráulicas e poços húmidos das estações elevatórias, tendo como recurso diferentes sistemas tecnológicos de apoio.
Quanto às zonas intervencionadas, estas são definidas considerando o “potencial risco de inundação”, sendo que as limpezas estão a ser realizadas maioritariamente “nas zonas críticas” no território urbano, nomeadamente no centro da cidade de Setúbal.
As acções de limpeza ocorrem em horários diurnos e nocturnos para reduzir os impactos junto da população, nomeadamente no que respeita às restrições da circulação automóvel.
No ano passado foram limpos cerca de dois quilómetros da rede pluvial canalizada e 893 órgãos de recolha.
A empresa esclarece ainda que, além desta rede canalizada inclui também a rede natural de drenagem, que é constituída pelas linhas de água existentes nas zonas urbanas, sendo que a limpeza desta ficou concluída durante a segunda quinzena de Setembro. “Estas acções de limpeza, que são complementares e essenciais, vão contribuir para reforçar a segurança e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, no âmbito da adaptação às alterações climáticas”, acrescentam os SMS.