Oficinas terapêuticas querem dotar profissionais com conhecimentos e ferramentas para ajudar pacientes
O projecto Oficinas Terapêuticas oferece aos profissionais, estudantes e população em geral várias formações em áreas como musicoterapia, teatro playback e psicodrama. Com inscrições abertas, estas oficinas, que decorrem até 2025 em Setúbal, destinam-se à realização de sessões sobre diversas temáticas relacionadas com a forma como a arte pode funcionar como terapia.
Este projecto, desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal, numa parceria com a Resina Teatro, o Grupo de Teatro Terapêutico e a APPACDM, é destinado a técnicos e estudantes das áreas da saúde, da educação e da animação sociocultural, mas também a todos os interessados nas áreas do teatro terapêutico e das artes participativas. Tem como intenção “dotar profissionais, estudantes e comunidade em geral de um conjunto de conhecimentos e ferramentas úteis para ajudar pacientes a debelar dificuldades”.
Foi no passado dia 17 de Setembro que o projecto teve início, com uma oficina de musicoterapia conduzida por Artur Malícia Correia, seguindo-se, a 26 de Setembro, teatro playback, com José Marques, e a 8 de Outubro com Arte-Terapia, dada por Irma Toquero.
Seguem-se agora, a 24 deste mês de Outubro, uma de Dança Movimento Terapia, conduzida por Liliane Viegas. Em Novembro há, a 5, Cenografia, com Catarina Fernandes, e, a 19, Sociodrama, com Sónia Esteves.
Marcada para dia 3 de Dezembro está uma oficina de Psicodrama, com Nuno Amarante, sendo que Isabel Calheiros aborda a Dinâmica de Grupos e Gestão de Conflitos, a 17.
Estas sessões desenvolvem-se no Centro Sónia Rio, da APPACDM de Setúbal, localizado na Rua Fialho de Almeida, n.º 8, e cada uma tem a duração de três horas, no horário das 10 às 13 horas. Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal explica que as inscrições, gratuitas e limitadas a 15 participantes, devem ser feitas pelo endereço dicul@mun-setubal.pt.