Pólis do Barreiro vence Prémio Smart Cities na categoria ‘Espaço Público’

Pólis do Barreiro vence Prémio Smart Cities na categoria ‘Espaço Público’

Pólis do Barreiro vence Prémio Smart Cities na categoria ‘Espaço Público’

Distinção reconhece mérito ao projecto de reabilitação da zona. Frederico Rosa recebeu nesta terça-feira a premiação na FIL

O Barreiro foi um dos seis municípios que saíram vencedores da edição deste ano dos “Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques”. O projecto “Parque Recreativo Cidade do Barreiro”, referente à intervenção realizada no Pólis, valeu à Câmara Municipal a conquista do prémio na categoria “Espaço Público”. A cerimónia de entrega das distinções teve lugar ao princípio da tarde desta terça-feira na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.

- PUB -

Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, recebeu a distinção, que reconhece o mérito da intervenção promovida pelo município na zona do Pólis.

Segundo o autarca, a premiação traduz “tudo aquilo que a zona ganhou, após a reabilitação efectuada”. O Pólis é hoje um local transfigurado, afirmado como “espaço de fruição na zona ribeirinha”, que foi capaz de atrair equipamentos de “restauração, lazer, um empreendimento imobiliário, a Clínica da CUF e um investimento para a prática do padel”, aponta.

A operação, adianta Frederico Rosa, é “também um exemplo de como se consegue resolver um problema com mais de uma década, recuperando a zona e devolvendo à população um espaço de fruição, e, ao mesmo tempo, de como é possível dessa forma alavancar-se a economia local”.

- PUB -

Além do Barreiro, foram premiados mais cinco municípios. A Câmara Municipal de Sintra venceu o prémio na categoria “Neutralidade Carbónica, com o projecto “Laboratório Vivo de Descarbonização i4 Efficiency”, ao passo que o município de Cabeceiras de Basto conquistou a distinção na categoria “Saúde e Bem-Estar”, com o projecto “Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão e Espaços de Convívio e Lazer”.

Na categoria “Transformação Digital” o prémio foi entregue à Câmara Municipal de Cascais, pelo projecto “GeoCascais – Plataforma digital de informações do Município georreferenciadas”, e na categoria “Mobilidade” triunfou o município de Águeda, com o projecto “Pedal in Águeda – Mobilidade Sustentável e Inovação na Capital da Bicicleta”.

Por último, na categoria “Reabilitação Urbana e Sustentável” foi premiado o município da Maia, com o projecto “Sobreiro Bairro de Energia Positivo e Inclusivo”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -