André Martins afirma que a Câmara de Setúbal está a fazer o maior investimento de sempre na educação

André Martins afirma que a Câmara de Setúbal está a fazer o maior investimento de sempre na educação

André Martins afirma que a Câmara de Setúbal está a fazer o maior investimento de sempre na educação

Meio milhares de pessoas estiveram na recepção à comunidade educativa para celebrar novo ano lectivo

A recepção à comunidade educativa de Setúbal, que decorreu ontem nas Piscinas das Manteigadas, reuniu cerca de meio milhares de pessoas num encontro onde o presidente da Câmara Municipal, André Martins, realçou que a autarquia sadina está a fazer o maior investimento de sempre na educação no município. 

- PUB -

“Estamos a fazer e a preparar o maior investimento de sempre em Setúbal na área da educação. Contamos com o apoio e a colaboração da comunidade educativa nesta caminhada verdadeiramente mobilizadora”, disse André Martins que enumerou várias obras em curso ou em preparação, como o novo Centro Escolar Barbosa du Bocage que “já arrancou”.

Trata-se da construção de “espaços de jardim de infância e 1.º ciclo junto das instalações actuais do 2.º e 3.º ciclos”, uma obra que, focou o autarca, vem responder às crescentes necessidades da população escolar, “que continua a crescer”. A empreitada é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência através da candidatura Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal, Coesão Socio-Territorial “Através das Margens” e representa “um investimento de perto de cinco milhões e 360 mil euros”.

André Martins recordou que, para alargar “a cobertura e oferta de proximidade à educação a uma população escolar que continua a crescer”, a Câmara Municipal está também “a desenvolver os procedimentos” para que seja construída uma escola de 1.º ciclo e pré-escolar na Quinta da Amizade, na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

- PUB -

Acrescentou o autarca que a Câmara Municipal continua “a trabalhar para garantir a requalificação de quatro escolas de intervenção prioritária, assim classificadas pela Administração Central”, nomeadamente as escolas básicas Barbosa du Bocage, de Azeitão e de Aranguez e a Escola Secundária de Bocage.

“Estamos a fazer a nossa parte. Esperamos agora que o Poder Central cumpra a sua parte na abertura de candidaturas para a realização destas obras, e que o faça com as verbas necessárias, como tem sido prometido”, salientou.

Ainda na recepção à comunidade educativa, o presidente da Câmara de Setúbal fez questão de relembrar que “as autarquias têm cada vez mais um papel central no processo educativo, reforçado com uma transferência de competências mal desenhada e sem os adequados meios financeiros para suportar todas as responsabilidades” entregues pelo Estado a 1 de Abril de 2022, e salientou que, “como sempre, as câmaras municipais agarraram estas novas responsabilidades com a capacidade que lhes é reconhecida”.

- PUB -

 Em ano de comemoração do cinquentenário do 25 de Abril, o autarca referiu que a recepção à comunidade educativa era também momento para celebrar a escola pública oferecida pela Revolução.

“A escola pública representa a igualdade de oportunidades, o acesso universal ao conhecimento e a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. As comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril são, por isso, um convite para reflectirmos sobre a importância de continuar a lutar pelos valores que essa data histórica nos trouxe”, disse o presidente da Câmara.

O autarca sublinhou ainda ser necessário “continuar a apoiar e valorizar” a luta dos professores, auxiliares de acção educativa, técnicos e todos os profissionais que contribuem para o funcionamento das escolas e “se dedicam a garantir um ensino de qualidade”, reafirmando o “compromisso” da Câmara Municipal “com a defesa da escola pública e com a promoção de uma educação de qualidade, inclusiva e participativa”.

A terminar a intervenção, o autarca manifestou o seu “profundo apreço e admiração pela importância de todos” na formação das crianças e jovens e da comunidade setubalense, salientando que a construção de um futuro melhor se faz pelo diálogo e partilha e desejando que aquele encontro fosse uma oportunidade para confraternizar, para trocar ideias, para inspiração mútua e para celebrar o “compromisso comum com a educação”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -