Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil pede que a população adopte alguns comportamentos preventivos
As chuvas dos próximos dias poderão provocar inundações das zonas urbanas da cidade e por isso o Comando Sub-regional da Península de Setúbal de Protecção Civil pede que a população adopte algumas medidas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, períodos de chuva, por vezes forte e persistente, que terão mais incidência no Norte do País, região que já está sob aviso meteorológico amarelo. Também na região se vão sentir as primeiras chuvas da mudança de estação.
Assim a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) pede que a população adopte alguns comportamentos preventivos como uma condução defensiva, cautela na circulação a pé e cuidado na permanência junto de áreas arborizadas, e pedem também para que os pedestres não atravessem zonas inundadas. “A desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados”, e, a fixação de estruturas soltas são outras das medidas.
Em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE a ANEPC avisa para a “ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”, episódios de cheias, “instabilidade de vertentes” que podem levar a derrocadas e outros fenómenos, a “contaminação de fontes de água potável” ou até o “arrastamento para as vias rodoviárias de objectos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas”.