Noite Europeia dos Investigadores quer aproximar ciência do cidadão comum

Noite Europeia dos Investigadores quer aproximar ciência do cidadão comum

Noite Europeia dos Investigadores quer aproximar ciência do cidadão comum

Evento com actividades que pretendem demonstrar “impacto da ciência” na vida em sociedade

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) está de regresso a Setúbal para mais uma edição, com o objectivo de “aproximar os investigadores do público leigo”. Evento marcado para 27 de Setembro oferece um programa de actividades que pretendem, de “forma lúdica”, aproximar a ciência do cidadão comum, demonstrando “o seu impacto na vida em sociedade”.

- PUB -

As actividades desde evento, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, concentram-se na Casa da Baía a partir das 17h30, distribuindo-se entre workshops, conversas, momentos de animação e o espaço “Ciência sai à rua”, onde será possível conhecer em vários expositores os projectos científicos em curso no IPS e participar em actividades práticas dinamizadas por docentes, investigadores e parceiros da instituição.

Uma das temáticas abordadas em vários momentos do programa será a geodiversidade em Setúbal, através de um workshop sobre a importância da conservação do património em pedra e como podem os cidadãos colaborar com os investigadores na recolha de fotos antigas dos monumentos da região.

Em nota de Imprensa, o IPS explica que no ano em que se celebra meio século de democracia, a NEI 2024 vai também dedicar uma mesa-redonda à evolução do papel das mulheres na ciência em 50 anos de liberdade.

- PUB -

Algumas das experiências práticas propostas no espaço ‘Ciência sai à rua’, aberto até às 22h30 para públicos de todas as idades, passam por visitar Setúbal “recorrendo à realidade virtual, descobrir a vida microscópica do bosque do IPS, fazer medições da qualidade do ar em tempo real, ou perceber como podem o vento e a água ser fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis”.

O evento “ganha” este ano uma maior dimensão territorial ao ter também como parceiros os politécnicos de Beja e Portalegre, permitindo que três cidades, em simultâneo, ofereçam “programas próprios” sob a temática comum ‘Ciência para um Futuro Sustentável’, esclarece o politécnico.

De acordo com a instituição de ensino superior, a Noite dos Investigadores é considerada a “maior festa da ciência em Portugal e na Europa”. Trata-se de um evento anual que tem, entre os seus grandes objectivos, “aproximar os investigadores do público leigo”, fazendo-o ao demonstrar o “impacto da ciência no quotidiano dos cidadãos e fomentar o interesse das crianças e jovens na ciência e nas carreiras científicas”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -