Consulta prévia para contratação de projecto foi lançada por quase 69 mil euros. Áreas devolutas vão ser recuperadas
O edifício Santa Rosa, em Pinhal Novo, vai ser recuperado para receber novas valências. O objectivo é assumido pela Câmara Municipal de Palmela, que acaba de anunciar o lançamento de “consulta prévia para contratar o projecto de reabilitação e valorização” do espaço pelo “preço-base de 68.800 euros”.
“O objectivo é recuperar o imóvel faseadamente, melhorar as condições de utilização e dar-lhe novas valências”, admite a autarquia. O edifício, lembra o município, alberga actualmente “o grupo ATA (Acção Teatral Artimanha) e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo”. “No âmbito do projecto ‘Eu Participo Munícipes’, foi alvo de uma proposta da M. Artes para novas valências no domínio artístico e comunitário, nomeadamente, através da recuperação e adaptação de zonas que, neste momento, estão devolutas”, adianta.
Considerado um “edifício marcante” na freguesia pinhalnovense, o Santa Rosa foi erguido “nos anos 40“ do século passado e, reforça a edilidade, “ocupa um importante lugar na vida cultural da vila e na memória colectiva da comunidade”.
O projecto de reabilitação a desenvolver terá, segundo o município, de “respeitar” as características arquitectónicas do imóvel, “valorizando-as e adaptando-as de acordo com novos requisitos de utilização e de desempenho ambiental”.
A autarquia salienta, a concluir, que o investimento nesta operação está acautelado pelo “empréstimo de longo prazo, no valor de 7,65 milhões de euros, que o município contratualizou para financiar um conjunto de 22 obras estruturantes do Plano Plurianual de Investimentos 2024-2028”.