IPS recebe mais 183 estudantes na segunda fase e soma 1067 novos alunos

IPS recebe mais 183 estudantes na segunda fase e soma 1067 novos alunos

IPS recebe mais 183 estudantes na segunda fase e soma 1067 novos alunos

Licenciaturas com mais colocados foram Tecnologias do Petróleo, Biotecnologia e Marketing

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai receber mais 183 estudantes da 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) no ano lectivo 2024/2025. Os colocados desta segunda ronda de candidaturas foram conhecidos na madrugada deste domingo.

- PUB -

No total das cinco escolas do instituto politécnico, que estão distribuídas pelo campus de Setúbal e do Barreiro, as três licenciaturas com mais colocados nesta fase são Tecnologias do Petróleo (17 candidatos), Biotecnologia (13) – ambas leccionadas na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro –, e Marketing (13), este último da Escola Superior de Ciências Empresariais.

No somatório das duas fases foram colocados 1067 novos alunos, num total de 1212 vagas a concurso. Na primeira ronda o IPS abriu portas a 995 candidatos, dos quais 884 formalizaram a sua matrícula – o que representa uma taxa de 89%. Para esta segunda fase, as matrículas podem ser efectuadas online, através do link disponível no site do politécnico, até esta quarta-feira. Para a 3.ª fase as candidaturas decorrem entre sábado e a próxima terça-feira, explicam em nota de Imprensa.

Até agora já estão preenchidas 22 das 29 licenciaturas disponíveis na instituição de ensino superior, e há cursos que até excedem as vagas que foram disponibilizadas para o concurso.

- PUB -

O caso acontece em três cursos da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTS) sendo os casos de Tecnologias de Energia (preenchido em 114,7%), Engenharia Informática (104,3%) e Tecnologia Biomédica (104,1%). Na Escola Superior de Educação todos os cursos estão acima dos 100% de taxa de ocupação, com destaque para a Licenciatura em Comunicação Social com maior percentagem (112,1%).

Nas ciências empresariais no total dos oito cursos, seis ultrapassam o número de vagas – Contabilidade e Finanças em regime nocturno (110,7%), Gestão da Distribuição e da Logística (102,1%), Gestão da Distribuição e da Logística em regime pós-laboral (104,3%), Gestão de Recursos Humanos (109,4%) e Gestão de Recursos Humanos em regime pós-laboral (106,7%). Na ESTBarreiro a percentagem está acima nos cursos de Biotecnologia (115,6%) e Tecnologias do Petróleo (109,7%). Acima da média estão também os três cursos da Escola Superior de Saúde – Enfermagem (104,3%), Fisioterapia (102,3%) e Terapia da Fala (107,7%).

Um curso sem colocados e outros cinco com menos de 50%

- PUB -

Apesar de o CNA ter tido números bastante positivos para o politécnico neste ano lectivo, ainda existem alguns cursos que não tiveram qualquer colocado ou que estão abaixo dos 50% de taxa de colocação.

No caso do campus do Barreiro, na escola de tecnologia, a Licenciatura em Engenharia Civil em regime nocturno não teve qualquer candidato apesar de estarem disponíveis 19 vagas. O mesmo curso, mas no período diurno, teve apenas 27,8% de ocupação sendo que o seguinte mais baixo foi Bioinformática com 46,9%.

Já no campus setubalense registaram-se outros três casos também na escola de tecnologias. Assim, o curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores teve uma taxa de ocupação de 7,1% e, nos seguintes lugares, ficaram o curso de Engenharia Mecânica com 45,3% e o de Tecnologia e Gestão Industrial em regime nocturno que teve apenas 47,5% de ocupação.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -