Ciclo de sessões é acompanhado de uma exposição itinerante, que evidencia o trabalho realizado no saneamento na península de Setúbal
O ciclo de conferências que a SIMARSUL tem vindo a promover, para assinalar “20 anos de impactos positivos do serviço público de saneamento na região”, prossegue no próximo dia 26 com uma sessão em Palmela, à qual se seguirá uma outra em Montijo, no dia 1 de Outubro.
“Importância das Parcerias para o Desempenho Ambiental” é o tema da quinta sessão, que vai ter lugar a partir das 14h30 na Biblioteca Municipal de Palmela.
“O evento contará com a moderação de António Ventura, actual vice-presidente da ÁdP Internacional e ex-presidente da SIMARSUL entre 2017 e 2023. Esta conferência reunirá diversos especialistas e personalidades relevantes, incluindo representantes do município de Palmela, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Águas de Portugal, da Casa Ermelinda Freitas e entidades do sector agroindustrial”, revela a empresa responsável pelo saneamento na península de Setúbal.
A sessão seguinte, de 1 de Outubro, vai decorrer no auditório da Escola Profissional do Montijo, a partir das 14h30, e será subordinada ao tema: “Sustentabilidade Económica e Segurança Hídrica”.
A iniciativa, adianta a empresa, terá como moderador “Carlos Mineiro Aires, actual presidente do Conselho Superior de Obras Públicas e ex-presidente executivo da SIMARSUL entre 2007 e 2015”. Vão participar nesta sessão “representantes do município do Montijo, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal, do Instituto Superior Técnico, entre outras entidades”.
Francisco Narciso, actual presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL, encerrará as duas sessões.
As conferências, salienta a SIMARSUL, têm como objectivo “destacar o impacto ambiental, social e económico que o serviço público de saneamento tem proporcionado ao longo de duas décadas” e a “reflexão sobre os desafios e oportunidades futuras no sector”.
Associado a este ciclo de sessões está uma exposição itinerante, intitulada “20 Anos de Impactos Positivos”, que durante um mês está patente ao público em cada município accionista onde se realiza uma conferência. A mostra pode ser visitada em Setembro na Biblioteca de Palmela e em Outubro será apresentada no Montijo. Em Novembro e Dezembro, a exposição vai estar patente na Moita, em Setúbal e no Barreiro.
O ciclo de conferências “20 Anos a Tratar o Futuro” foi iniciado em Março e visa contribuir para efectuar um balanço à actividade da SIMARSUL e projectar e debater as perspectivas futuras em estreita articulação com cada município parceiro. As conferências são abertas à população, mediante inscrição gratuita.